A 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada por uma parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural e divulgada em 11 de setembro, mostrou aumento no número de leitores com idade entre 5 e 10 anos. Feito entre outubro de 2019 e janeiro de 2020, o levantamento apontou um aumento de 4% na quantidade de leitores nessa faixa de idade — eram 67% dos entrevistados em 2015 (data da pesquisa anterior) e agora são 71%. É considerado leitor aquele que leu pelo menos um livro — inteiro ou em partes — nos últimos três meses.

grafico-leitura-edicao-157
#pracegover: a imagem mostra um gráfico de comparação entre a quantidade de leitores e não leitores, conforme o ano da pesquisa, nos anos de 2007, 2011, 2015 e 2019. Na comparação entre 2015 e 2019, o gráfico aponta que a perda no número de leitores foi de 4,6 milhões. Imagem: divulgação pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”

O objetivo da pesquisa é analisar os hábitos de leitura dos brasileiros. Foram entrevistadas 8.076 pessoas, de 208 municípios e 25 estados. Mas nem todos os resultados foram positivos. De acordo com o estudo, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019.

No entanto, a média de livros lidos pelos brasileiros é de cinco por ano, a mesma apontada na pesquisa de 2015. Isso aconteceu porque, apesar de algumas pessoas terem parado de ler, outras leram mais livros ao longo de um ano, o que equilibrou a média.

Motivos para ler (e não ler)
Entre todas as idades, as principais razões citadas pelos entrevistados para ler um livro foram: gosto, crescimento pessoal e distração. Já entre os motivos para não ler, a maioria disse não ter tempo livre para isso.

Entre os não leitores, 28% disseram não gostar de ler, enquanto 14% afirmaram “não ter paciência”. Cerca de 20% dos participantes se queixaram de ler muito devagar e 13% contaram ter dificuldade para se concentrar na leitura.

Dentre os autores preferidos, os mais citados foram Machado de Assis, Monteiro Lobato e Augusto Cury. Os três livros escolhidos como mais marcantes pela maioria foram a Bíblia, A Cabana (escrito por William P. Young) e O Pequeno Príncipe (de Antoine de Saint-Exupéry). Já o gênero preferido entre crianças e adolescentes é o de contos (histórias com textos mais curtos e que, normalmente, têm menos personagens).

#pracegpver: a foto mostra uma jovem de blusa azul em tom claro lendo um livro. Ao fundo, prateleiras cheias de livros. Foto: Getty Images

Mais dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”

  • Uma a cada dez pessoas respondeu que não entende a maior parte do que lê.
  • 81% dos entrevistados gostariam de ter lido mais.
  • Dois em cada três brasileiros que leem costumam abandonar um livro sem terminá-lo se não estiverem gostando da obra.

Fonte: Instituo Pró-Livro.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 157 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Emma

    3 anos atrás

    Adorei a reportage, achei muito interesante!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido