O biólogo Guilherme Domenichelli responde dúvidas enviadas por nossos leitores
Existem diferenças entre espécies de bichos domésticos e selvagens, também chamados de animais silvestres.
Os domésticos são os animais de estimação, como cães e gatos, e os denominados popularmente de bichos de fazenda, como bois, cavalos e ovelhas. Todos esses animais podem ser criados em casa, sem nenhum documento de autorização, desde que o dono adote todos os cuidados necessários.
Já os animais selvagens são os que vivem na natureza, em diversos biomas, como florestas, cerrados e pântanos. Esses bichos não podem ser criados em cativeiro, isso é proibido por lei, e a pessoa que tiver uma dessas espécies estará cometendo um crime ambiental e poderá ser punida com multas e até prisão. Apenas zoológicos e outras instituições autorizadas poderão criar e manter esses animais. Tudo isso seguindo estratégias de preservação da espécie.
Entretanto, existem algumas exceções. Pessoas comuns podem adquirir alguns bichos, como cobras e tartarugas, com autorização das instituições corretas. Eles devem ser adquiridos em lojas especializadas ou criadouros. Esses animais têm documentos que os legalizam e, geralmente, microchips com sua identificação. Tudo isso tem como objetivo a preservação de espécies selvagens para que elas vivam tranquilamente na natureza, evitando a captura ilegal e sua extinção.
Pergunta enviada por Emanuelle F.
Tem alguma dúvida sobre o mundo animal? Mande sua pergunta para nós: joca@magiadeler.com.br.
Conheça o canal do biólogo Guilherme Domenichelli.
Isso pode ser certo , pois o dono acaba falecendo fácil demais porque esse bicho é da selva e ele foi criado na selva e é perigoso demais . Nao o adote uma onça!!!! Maria Clara e Beatriz - year 4 B - Colégio Interação Itupeva
Oi Joca, tudo bem ? Queremos falar da reportagem da onça ... nós gostamos muito dela. A gente aprendeu aonde os animais vivem no zoológico. Muito obrigada, Joca! Ate mais Alice e Manu Colegio Interação Itupeva - Year 4B
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.