Livro "Memórias da Emília". Foto: Divulgação.
Monteiro Lobato e alguns dos livros de sua autoria. Arte: Ana Beatriz Pádua

Por Maria Carolina Cristianini, editora-chefe do jornal Joca

Autor brasileiro Monteiro Lobato. Foto: Wikipedia

Mesmo que você ainda não saiba muito bem quem foi Monteiro Lobato, já deve ter ouvido falar de alguns dos personagens que esse escritor brasileiro inventou: Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta, Tia Anastácia… Todos eles, e diversos outros, fazem parte das histórias do Sítio do Picapau Amarelo. Escritas por Monteiro Lobato, as aventuras dessa turma já viraram até programas de televisão, que fizeram muito sucesso entre os anos 1970 e 1980 e no começo dos anos 2000.

E sabia que o dia 1º de janeiro de 2019 marca um momento muito importante na história de tudo o que Monteiro Lobato escreveu? Nessa data, as obras do autor, considerado o pai da literatura infantil no Brasil, vão entrar no que é chamado de domínio público. Isso acontece quando a morte de um escritor completa 70 anos e significa que tudo o que ele fez poderá ser utilizado para criar desenhos, peças de teatro, musicais e outras produções sem a necessidade de pagar pelos direitos de uso desse material.

Livro “Memórias da Emília”. Foto: Divulgação.

Eu estou na expectativa para saber o que pode surgir de novidade envolvendo os personagens de Monteiro Lobato a partir de 2019. Enquanto espero, aproveito para indicar a leitura do meu livro preferido do autor: Memórias da Emília. É isso mesmo o que o título diz. A Emília, boneca de pano do Sítio do Picapau Amarelo, resolve escrever suas próprias memórias, como em livro sobre a vida dela.

Enquanto tenta colocar no papel seus pensamentos mais malucos, Emília relembra momentos engraçados que viveu no sítio. E conta para todo mundo como chegou ao mundo: “(…) nasci duma saia velha de Tia Anastácia. E nasci vazia. Só depois de nascida é que ela me encheu de pétalas duma cheirosa flor cor de ouro que dá nos campos e serve para estufar travesseiros.”

Quer saber mais sobre a origem, aventuras e ideias doidas da Emília? Procure pelo livro na biblioteca da sua escola ou da sua cidade. E boa leitura!

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido