No dia 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a expansão do novo coronavírus se tornou uma pandemia. A palavra é usada quando uma nova doença ameaça muitas pessoas ao mesmo tempo em diversos continentes. Neste caso, a doença é a covid-19, causada pelo vírus. A seguir, confira atualizações sobre o tema pelo mundo

Países em quarentena
No dia 10 de março, o governo da Itália aumentou a restrição (quarentena) aplicada na região norte para todo o país, ao menos até 3 de abril. Por lá, há 24.747 infectados e 1.809 mortos. Medida parecida e válida por 15 dias foi tomada, em 14 de março, na Espanha, que soma 7.753 casos e 288 mortos. A França fez o mesmo dois dias depois — o país tem 5.380 casos e 127 mortos. Os impedimentos incluem a circulação de pessoas nas ruas (permitida apenas para questões que envolvam, por exemplo, trabalho ou saúde) e reuniões públicas (como casamentos e cerimônias religiosas).

Para amenizar o período de isolamento em casa, os italianos começaram a sair nas janelas para cantar. Confira no site do Joca: bit.ly/atualizacao-coronavirus-joca

Testes em massa
A Coreia do Sul adotou a medida, que inclui a busca por parentes de todas as pessoas contaminadas para serem testados. Além das clínicas tradicionais, há pontos móveis para fazer o teste sem sair do carro, por exemplo. O resultado chega por ligação telefônica ou mensagem de texto. Cerca de 20 mil pessoas são testadas diariamente no país.

Fronteiras e voos
A Alemanha fechou as fronteiras do país com França, Suíça e Áustria em 16 de março. Medidas parecidas aconteceram em outras nações, como Argentina, Hungria e Peru. Também em 16 de março, a União Europeia proibiu a entrada de estrangeiros em 31 países do continente por ao menos 30 dias. Governos de locais como Bolívia e EUA cancelaram voos vindos da Europa. No Quênia, todas as viagens de estrangeiros vindos de países com casos confirmados estão suspensas. Já a companhia American Airlines cancelou voos pelo mundo, incluindo os que operam no Brasil.

Como está a China agora?
O governo do país anunciou, em 12 de março, o fim dos picos de casos de covid-19. Isso quer dizer que o número de novas pessoas infectadas vem caindo na China, onde o surto da doença começou, em dezembro de 2019. Até o fechamento desta edição havia na China 81.077 casos e 3.218 mortes.

coronavírus
#pracegover: a imagem mostra o novo coronavírus em microscópio. Ao redor do vírus há elementos em vermelho, que formam um tipo de coroa. Foto: Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Emergência nacional nos EUA
Em 13 de março, Donald Trump, presidente dos EUA, decretou emergência nacional no país. A medida faz com que até 50 bilhões de dólares (cerca de 242 bilhões reais) sejam enviados aos estados norte-americanos e outros locais para o combate da doença — exemplo: montagem de postos móveis para fazer testes em estacionamentos de diversos centros comerciais.

Sem aulas
Atividades e aulas em escolas e universidades foram suspensas na Itália, na Espanha e em diversos outros países da Europa, como França, Holanda e Portugal. O mesmo aconteceu em locais como Arábia Saudita, Argentina, Bolívia, China, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, Namíbia e Irã. No Brasil, também há interrupção nas aulas (veja na página 2).

Jovens de Portugal estão escrevendo bilhetes para oferecer ajuda aos idosos, que não devem sair de casa como forma de proteção contra a doença. Saiba mais no site do Joca: bit.ly/atualizacao-coronavirus-joca

Outros fechamentos, cancelamentos e adiamentos
Há diversos deles ao redor do planeta, especialmente para eventos e locais com a presença de muitas pessoas. Confira exemplos:

– Os parques da Disney, nos Estados Unidos e na França, ficam fechados do dia 15 de março até o fim deste mesmo mês.
– Shows e festivais de música seguem sendo cancelados ou adiados, como: Lollapalooza, no Brasil, na Argentina e no Chile; festival Coachella, de música, nos EUA; e lançamentos de diversos filmes (exemplo: Mulan, que teria estreia mundial em 27 de março).
– A Torre Eiffel e o Museu do Louvre, ambos em Paris, estão fechados por tempo indeterminado desde 13 de março.

Números
Infectados pelo mundo: 167.511
Mortes pelo mundo: 6.606

Fontes: Agência Brasil, BBC, Exame, Folha de S.Paulo, G1, Ministério da Saúde da Itália, O Globo, Organização Mundial da Saúde, Reuters, UOL e Veja

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 145 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido