Crédito de imagem: Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images/reprodução

A morte de Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, rei do futebol, completou um ano, em 29 de dezembro. O ex-jogador faleceu aos 82 anos, após falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer no cólon (parte do intestino grosso). Confira abaixo algumas das principais homenagens feitas ao rei no último ano.

Clique aqui para ler a matéria do Joca sobre a morte de Pelé em 2022.

Velório com mais de 230 mil pessoas

De 2 de janeiro às 10h da manhã do dia 3, mais de 230 mil pessoas visitaram a Vila Belmiro (Estádio Urbano Caldeira, na cidade de Santos) para prestar homenagens no velório de Pelé. A cerimônia teve a presença de diversas celebridades e ocorreu após um cortejo fúnebre pela Baixada Santista que passou pela casa da mãe de Pelé.

Avenida Rei Pelé, Rio de Janeiro (RJ) 

Em 4 de janeiro, o governo municipal do Rio de Janeiro (RJ) publicou um decreto no Diário Oficial (que funciona como um jornal oficial de órgãos públicos) alterando o nome de um trecho da avenida Radial Oeste, que rodeia o Estádio do Maracanã, para avenida Rei Pelé. O nome original da via é avenida Presidente Castelo Branco.

Estádio Pelé, em Praia, Cabo Verde

Em 4 de janeiro, o primeiro-ministro (cargo de liderança em algumas nações) de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, anunciou a intenção de alterar o nome do estádio nacional do país para Estádio Pelé, em homenagem ao craque. A publicação na rede social do político foi feita depois que o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, sugeriu que todas as nações tivessem um estádio com o nome do jogador brasileiro. Ao longo do ano, países como Colômbia, Guiné-Bissau e Panamá também homenagearam o ex-jogador no nome de estádios ou campos de futebol.

Homenagem em campo da seleção brasileira

Em 25 de março, durante a primeira partida amistosa da seleção brasileira em 2023, os jogadores entraram em campo vestindo camisas com o nome de Pelé nas costas. O jogo foi contra a seleção de Marrocos e terminou com vitória marroquina por 2 a 1.

Verbete Pelé no dicionário

O dicionário Michaelis anunciou, em 26 de abril, a inclusão do termo “pelé” no glossário, com o significado: “Que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém”. Por exemplo: “Ele é o pelé dos videogames”.

Projeto de Lei para criação do Dia do Rei Pelé

Em 5 de dezembro, os deputados Luciano Ducci (PSB-PR) e Felipe Carreras (PSB-PE) apresentaram um Projeto de Lei (PL) na Câmara dos Deputados para declarar 19 de novembro como o Dia do Rei Pelé. A data faz referência a 19 de novembro de 1969, quando o rei marcou seu milésimo gol, durante uma partida entre Santos e Vasco (2 a 1). O PL foi aprovado na Câmara no dia 20 e aguarda no Senado para depois seguir para a sanção (aprovação) presidencial.

Câmara dos Deputados: local em que trabalham os deputados federais, faz parte do Poder Legislativo. 

Senado: onde trabalham os senadores, faz parte do Poder Legislativo, que elabora as leis e as fiscaliza.

Missa de Ação de Graças no Museu Pelé

Em 29 de dezembro, aniversário de morte do ex-atleta, o Museu Pelé (Santos, SP) promoveu, às 16h, uma Missa de Ação de Graças em memória do craque brasileiro.

Quem foi Pelé?

O rei do futebol nasceu na cidade de Três Corações (MG) e fez história no Santos Futebol Clube, do estado de São Paulo. Jogou por mais de 20 anos pela Baixada Santista, fazendo 1.124 gols, em 1.144 partidas. Pelé também foi o artilheiro (pessoa que fez mais gols em uma competição) do campeonato paulista 11 vezes, nove consecutivas. O craque também colaborou para a conquista do título na Taça Brasil, Taça Libertadores e  Torneio Rio São Paulo.

Pelé disputando Copa do Mundo de 1958. Crédito de imagem: Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images/reprodução

Pelé ficou famoso mundialmente ao disputar quatro Copas do Mundo seguidas com a camisa 10, em 1958, 1962, 1966 e 1970, conquistando três títulos na competição para a seleção brasileira. Além de somar 25 títulos no exterior, em 1980, ele foi eleito mundialmente o Atleta do Século, pelo jornal francês L’Equipe, em votação definida por jornalistas.

Fontes: Senado Federal, CBF (X), Diário Oficial do Rio de Janeiro, Roots of Fight, Turismo Santos, Michaelis, ESPN, Santos FC, Pelé (X), UOL, Gazeta Esportiva e Museu Pelé (Instagram).

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • aluno_somar7 aluno_somar7

    6 dias atrás

    foi muito triste

  • Pedro Cocchiaro

    3 semanas atrás

    Pelé é uma lenda, descanse em paz com o rei do futebol parece que foi ontem!

  • Roxie Torres

    1 mês atrás

    Meu Deus, parecia que foi ontem que sempre nos lembraremos dele Rei Pelé

  • Joao Galvao

    1 mês atrás

    Eu achei munto triste a morte do pele e ele era um jogador incrivel entao eu achei munto legal ler esse jornal

  • Manuella Ciaboti

    1 mês atrás

    nossa, parece que foi ontem!! Depois que o nosso rei Pele se foi o Brasil nao e mais o mesmo. Muito triste, mas a gente deve sempre lembrar das coisas boas, Ele foi muito importante para a nossa nacao, ele ganhou 3 copas para a gente. Ele foi uma lenda, sempre sera lembrado.

  • Antonia Freire

    1 mês atrás

    Parece que foi ontem! Nossa lenda se foi um ano atraz! Uma pena que ele morreu alguns dias antes de 2023! Ele foi uma inspiracao para muitas pessoas.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido