Pele-CBF-Getty
Homenagem a Pelé na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, em 31 de dezembro de 2022. Crédito de imagem: Wagner Meier/Getty Images

No dia 3 de janeiro, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nas redes sociais que a Avenida Radial Oeste, ao redor do estádio do Maracanã, na capital carioca, receberá o nome de Pelé. O jogador, considerado o rei do futebol, faleceu no dia 29 de novembro. Clique aqui para saber mais.

Para decidir o novo nome da via, Eduardo Paes abriu uma enquete em seu perfil no Twitter. Nela, as pessoas deveriam escolher entre Avenida Pelé e Avenida Rei Pelé. Com 88% dos votos, o nome vencedor foi Avenida Rei Pelé.

Pelé viveu momentos importantes no estádio do Maracanã. Foi ali, por exemplo, que ele marcou o milésimo gol da carreira, em 19 de novembro de 1969, quando o Santos (time pelo qual atuava na época) venceu o Vasco por 2 a 1. Também foi no estádio carioca que o Santos de Pelé ganhou duas disputas do Mundial de Clubes, em 1962 e 1963, contra o Benfica e o Milan, respectivamente.

Dê o play e veja Pelé marcando o milésimo gol da carreira, no Maracanã

Nome de estádio
Durante o velório de Pelé,  Gianni Infantino, presidente de Federação Internacional de Futebol (Fifa), afirmou que pediria a todos os membros da organização para dar o nome de Pelé ao menos a um estádio em seu país.

No dia 4 de janeiro, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia e Silva, anunciou que a nação africana será a primeira a adotar a sugestão da Fifa. O local escolhido para receber o nome do rei do futebol será o Estádio Nacional, que passará a ser Estádio Pelé.

estadio-cabo-verde-reproducao
Estádio Nacional, em Cabo Verde, escolhido para homenagear Pelé no país. Crédito de imagem: reprodução

“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua [ambos falam português] e por identidades muito similares. E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, o Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe. (…) Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’ (…). Já comunicámos à Fifa a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico”, disse o primeiro-ministro de Cabo Verde em comunicado (escrito no português falado no país).

Fontes: ESPN, GE, governo de Cabo Verde, O Globo, Twitter de Eduardo Paes e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido