O craque Pelé no Estádio Olímpico, em Barcelona, na Espanha. Crédito de imagem: Getty Images

Considerado o rei do futebol, Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu, em 29 de dezembro, de falência múltipla dos órgãos em decorrência de um câncer no cólon (parte do intestino grosso). O ex-futebolista mineiro tinha 82 anos e era famoso no mundo inteiro por sua atuação na seleção brasileira – ele chegou a disputar quatro Copas do Mundo seguidas com a camisa 10, em 1958, 1962, 1966 e 1970, conquistando três títulos na competição.

No Brasil, Pelé fez história no Santos Futebol Clube, do estado de São Paulo, em que jogou por mais de 20 anos, fazendo 1.124 gols, em 1.144 partidas. Ele também foi o artilheiro (pessoa que fez mais gols em uma competição) do campeonato paulista 11 vezes, nove consecutivas. O craque também colaborou para a conquista do título na Taça Brasil, Taça Libertadores e Torneio Rio São Paulo. 

Pelé foi importante não só para o nosso país. Além de ter 25 títulos no exterior, em 1980, ele foi eleito mundialmente o Atleta do Século, pelo jornal francês L’Equipe, em votação definida por jornalistas.

A seguir, confira uma linha do tempo da vida do craque e saiba mais sobre a importância de Pelé para o Brasil e o mundo.

23 de outubro de 1940: nasce Edson Arantes do Nascimento, na cidade de Três Corações, em Minas Gerais. O pai, João Ramos do Nascimento (conhecido como Dondinho) era jogador de futebol.

1944: com a família, Pelé se muda para a cidade de Bauru, em São Paulo.

1950: aos 10 anos, ele começa a carreira como jogador de futebol na categoria infantojuvenil do Bauru Atlético Clube, na cidade onde morava.

1954: pela primeira vez, Pelé se torna campeão pelo Bauru. No ano seguinte, o time repete a conquista, ainda com o craque no time.

1956: o atleta começa a carreira no Santos Futebol Clube. Sua primeira partida oficial é no dia 7 de setembro, em um jogo amistoso contra o Corinthians. O Santos vence por 7 a 1 – com dois gols do novato. 

1957: com menos de 17 anos, a estrela estreia na seleção brasileira, em um jogo da Copa Rocca contra a Argentina. A partida ocorre no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 7 de julho. Apesar de Pelé marcar primeiro gol com a camisa verde e amarela nesse jogo, a partida termina em 2 a 1 para o time rival.

1958: a primeira Copa do Mundo do craque é também a primeira vez em que ele usa a camisa 10 da seleção. A edição, realizada na Suécia, termina com o Brasil campeão, e Pelé se torna o jogador mais jovem a conquistar o mundial. Nessa edição, ele também recebe os títulos de Bola de Prata e Chuteira de Prata.

1962: segunda Copa do ex-futebolista, no Chile. Na época, ele já é considerado o melhor do mundo no esporte e o Brasil conquista mais um título da competição. No mesmo ano, com Pelé, o Santos levanta a Taça Libertadores da América e leva o título do Mundial de Interclubes.

1963: Santos e o Pelé conquistam mais uma vez os campeonatos da Libertadores e Interclubes. 

1966: na Inglaterra, o jogador disputa a Copa do Mundo pela terceira vez, mas o time é eliminado na primeira rodada.

1968: o Santos vence a Taça de Prata (que atualmente corresponde à segunda divisão do Campeonato Brasileiro).

1970: pela terceira vez, o Brasil é campeão da Copa do Mundo com o Rei do Futebol.

1971: o astro decide se aposentar da seleção brasileira e faz dois jogos de despedida: um contra a Áustria, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, no dia 11 de julho, que termina em 1 a 1; e outro, contra a Iugoslávia, no Maracanã, que também termina empatado, por 2 a 2. Durante sua vida, o rei fez 95 gols pela seleção.

1974: última partida do Pelé no Santos.

1975: o craque passa a jogar pelo New York Cosmos, dos Estados Unidos, que havia sido fundado cinco anos antes. 

1977: último título de Pelé. O Rei do Futebol levou o New York Cosmos a ser campeão da National Soccer League (NASL, campeonato da liga norte-americana). No mesmo ano, ele se aposenta do time. 

1980: jornalistas nomeiam Pelé como Atleta do Século em premiação do jornal francês L’Equipe.

1997: a rainha Elizabeth II confere a ele o título de Sir Cavaleiro Honorário do Império Britânico.

1999: é considerado o Futebolista do Século pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef, na sigla em inglês).

2000: ao fim do século, Pelé é eleito o melhor jogador do período pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Fontes: eBiografia, Lance, O Curioso do Futebol, Poder360 e Terceiro Tempo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Morte de Pelé completa um ano . Veja principais homenagens - Jornal Joca

    3 meses atrás

    […] Clique aqui para ler a matéria do Joca sobre a morte de Pelé em 2022. […]

  • giovannaspaiva 12082010

    11 meses atrás

    Eu Giovanna, gostei do jornal e de como ele é bem detalhista . Fiquei surpresa em ver a quantidade de gols feita por ele no período da seleção . Eu Maria Eduarda , achei interessante, porque conta um pouco da vida dele antes dele falecer, conta também sobre as conquistas dele.

  • DUMONT 5

    11 meses atrás

    Fiquei muito triste com a morte do Pelé 5 ano B

  • aluno_phd_55 aluno_phd_55

    1 ano atrás

    Rei eterno

  • Pelé será homenageado com nome de rua e estádio – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] […]

  • Velório de Pelé recebe mais de 230 mil pessoas – Jornal Joca

    1 ano atrás

    […] […]

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido