greta-davos-home
Crédito: Manuel Lopez / fotospublicas.com

A ativista sueca Greta Thunberg, de 16 anos, participou de um painel do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, no dia 21 de janeiro. No discurso, a garota pediu que líderes mundiais parem de pensar no aquecimento global com base em opiniões e passem a se basear em fatos comprovados pela ciência.

Greta ainda pediu que os jovens fossem mais ouvidos, já que as futuras gerações serão as responsáveis por frear o aquecimento global nos próximos anos. “Estou sendo ouvida o tempo todo, mas, em geral, a ciência e a voz das pessoas mais jovens não estão no centro da conversa”, disse.

Ela lembra que os países precisam zerar suas emissões de carbono, que é o principal causador do efeito estufa (entenda o que é o efeito estufa abaixo), e ajudar os mais pobres a fazer o mesmo.

Esta não é a primeira vez que Greta diz para ouvirem a ciência. Ela fez o mesmo em setembro de 2019, no Congresso dos Estados Unidos: “Não quero que vocês me ouçam, quero que ouçam os cientistas”. A jovem afirma que vai continuar fazendo esse apelo e mostrando dados do aquecimento global até que a mídia e os líderes mundiais a ouçam.

Quem é Greta Thunberg?

Greta ficou conhecida por faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar contra mudanças climáticas em 2018, o que inspirou muitos jovens ao redor do mundo a fazer o mesmo. O movimento que ela criou se chama Fridays for Future (ou Sextas-Feiras pelo Futuro, em tradução livre) e tem como objetivo pressionar as autoridades para adotar medidas contra o aquecimento global. Hoje, ela é uma das principais ativistas da causa e já foi indicada ao prêmio Nobel da Paz.

Efeito estufa

É o aumento da temperatura do planeta causado por gases poluentes “presos” na atmosfera. Por um lado, ele é necessário porque impede que a Terra fique muito fria, mas as atividades humanas fizeram com que ele fosse intensificado, levando a um aumento na temperatura média do planeta.

Isso resulta em problemas típicos do aquecimento global, como elevação do nível do mar e derretimento das geleiras.

Fontes: Folha de S. Paulo, Forbes e The Guardian

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido