Preocupada em não poluir o ambiente, a sueca Greta Thunberg, de 16 anos, optou por ir de barco a uma conferência sobre mudanças climáticas que será realizada em setembro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

A jovem, conhecida por sua luta contra o aquecimento global, embarcou no veleiro Malizia II, no Reino Unido, em 14 de agosto. A embarcação viaja pelo Oceano Atlântico e deve chegar aos EUA no fim do mês. Ela se recusou a ir de avião para não contribuir com a emissão de poluentes, atitude que alerta para o quanto as aeronaves também prejudicam o ambiente.

barco-contra-poluicao-mundo-136
#pracegover: barco Malizia II em tem velas pretas e é conduzido em alto-mar. Foto: arquivo pessoal-Facebook.

Polêmica

Segundo o jornal alemão Taz, Thunberg emitiria menos gases poluentes se viajasse de avião. Em entrevista à publicação, o porta-voz do capitão do Malizia II disse que seis funcionários voarão da Europa aos EUA para levar o barco de volta. “Se Thunberg tivesse viajado de avião com o pai, seriam enas duas viagens”, afirmou o jornal. O representante da embarcação disse que as emissões de poluentes serão compensadas, mas não explicou como.

Greta fez uma pausa de um ano nos estudos para viajar pelas Américas. Ela participará de eventos sobre o clima no Canadá, México e Chile, mas ainda não se sabe qual meio de transporte utilizará.

Como reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitido?

Baixo impacto
– Usar lâmpadas que consomem menos energia

Médio impacto
– Secar roupas no varal
– Reciclar
– Não usar água quente para lavar roupas

Alto impacto
– Comer mais vegetais e menos alimentos de origem animal
– Usar energia verde (como a solar)
– Evitar voos transatlânticos
– Não usar carro

A viagem a bordo do  Malizia II 

DISTÂNCIA: 6.500 quilômetros – como ir e voltar de Curitiba (PR) a Belém (PA).
VELOCIDADE: 70 km/h.
ENERGIA: gerada por painéis solares e pelo vento. O barco não tem cozinha, geladeira, aquecimento  nem banheiro. Os tripulantes comem alimentos desidratados (que duram mais por não conter água), dormem em rede e fazem as necessidades em um balde (fotos abaixo).

edicao-136-cama-greta
#pracegover: a imagem mostra o local para dormir dentro do barco. Foto: reprodução.
edicao-136-balde-greta
#pracegover: a imagem mostra o balde para fazer as necessidades no barco. Foto: reprodução.

Quem é Greta Thunberg?

Em agosto de 2018, ela começou a faltar às aulas às sextas-feiras para cobrar das autoridades da Suécia medidas contra as mudanças climáticas. O exemplo da garota inspirou milhares de jovens pelo mundo, que também começaram a protestar pelo clima no movimento Fridays for Future (em português, Sextas Pelo Futuro). Leia mais na edição 127 do Joca.

navegadora-barco-contra-poluicao-mundo-136
#pracegover: Greta Thunberg veste camiseta branca e boné preto. Ela aparece velejando no barco, em alto-mar. Foto: Arquivo Pessoal-Facebook.
edicao-136-grafico-carbono
#pracegover: o gráfico traz a temática – Como reduzir a quantidade de dióxido de carbono emitido?. E mostra a redução anual de emissão de dióxido de carbono em toneladas, conforme o impacto. As informações são: alto impacto – não usar carro, evitar voos transatlânticos, usar energia verde (como a solar) e comer mais vegetais e menos alimentos de origem animal; médio impacto – ter um carro híbrido (em parte, elétrico), não usar água quente para lavar roupa, reciclar, secar roupas no varal; baixo impacto – usar lâmpadas que consomem menor energia. Fonte: Seth Wynes and Kimberly A Nicholas 2017 Environ. Res. Lett. 12 074024. Imagem: reprodução jornal Joca.

Fontes: BBC, The Guardian, Folha de S.Paulo, Taz e AFP, Seth Wynes and Kimberly A Nicholas 2017 Environ. Res. Lett. 12 074024.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 136 do jornal Joca.

 

Enquete

Que tipo de live você mais gosta de assistir?

Comentários (0)

Compartilhar por email