Greta Thunberg incentivou jovens do mundo inteiro a manifestar pelo meio ambiente. Foto: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images
Greta Thunberg incentivou jovens do mundo inteiro a manifestar pelo meio ambiente. Foto: Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images

A ativista Greta Thunberg, de 16 anos, foi escolhida a “Pessoa do Ano” pela revista norte-americana Time. O motivo da escolha foi que ela inspirou cerca de 4 milhões de pessoas do mundo todo a participar da Greve Global Pelo Clima, que ocorreu entre 20 e 27 de setembro de 2019 e foi a maior manifestação climática da história. 

De acordo com a revista que conferiu o título a ela, Greta conseguiu mudar a atitude de várias pessoas ao redor do mundo e convenceu líderes, que vão de prefeitos a presidentes, a assumir compromissos de proteger o planeta das mudanças climáticas. 

No Reino Unido, por exemplo, ela convenceu o governo a se comprometer a diminuir a quantidade de carbono (um dos principais gases que causam o aquecimento global) após falar no parlamento. 

Greta Thunberg na capa da revista TIME. Abaixo do seu nome está escrito "Power of the youth", que significa "poder da juventude" em inglês. Foto: TIME/ Reprodução.
Greta Thunberg na capa da revista TIME. Abaixo do seu nome está escrito “Power of the youth”, que significa “poder da juventude” em inglês. Foto: TIME/ Reprodução.

Quem é Greta Thunberg?

A ativista ficou conhecida por, desde agosto de 2018, faltar às aulas todas as sextas-feiras para protestar contra as mudanças climáticas, o que inspirou jovens de todo o planeta a fazer o mesmo. Assim, Greta iniciou o movimento Fridays for Future (Sextas Pelo Futuro, em tradução livre), que tem como objetivo pressionar as autoridades para adotar medidas contra o aquecimento global.

Saiba mais sobre ela nas edições 127, 136 e 138 do Joca.

O título de “Pessoa do Ano”

Todos os anos, a revista Time elege quem foi a pessoa com mais influência no mundo durante o ano que passou – seja uma influência positiva ou negativa. O público pode dar sua opinião de quem deve ser escolhido, mas quem realmente participa da decisão são os editores da revista.

Fontes: Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e Time

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Greta Thunberg discursa no Fórum Econômico Mundial de Davos - Jornal Joca

    4 anos atrás

    […] Greta é eleita “Pessoa do Ano” pela revista Time […]

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Eu gostei da Greta porque ela ajuda as pessoas pensar sobre a poluição. Nós precisamos parar de jogar óleo no oceano, o planeta fica todo estragado, e sem planeta não tem como viver. Christopher do 4º ano C.

  • luana medeiros

    4 anos atrás

    concordo com o que a senhora disse. e mas é uma pena que não foi o mundo todo!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido