Até o fechamento desta edição, mais de 6 bilhões de reais já tinham sido somados pelo Monitor das Doações, site lançado em 31 de março de 2020, para acompanhar o movimento solidário no Brasil durante a pandemia. “Primeiro, veio a iniciativa de fazer uma tabela [com as doações publicamente declaradas]. Disso, pensamos em criar a página”, conta João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

Além das grandes doações feitas por empresas, o Monitor das Doações contabiliza pequenas contribuições, como por vaquinhas on-line (em que as pessoas doam via internet). “Isso também vale para as lives solidárias. Temos mais de 120 delas mapeadas”, explica João Paulo.

Segundo ele, um dos principais objetivos é inspirar. “As pessoas não estão apenas falando da pandemia, e sim tomando uma atitude. Isso contribui para promover o espírito de participação”, diz.

O que você pode fazer?
Para ajudar você a refletir sobre doações e formas de ajudar as pessoas, o Dia de Doar Kids, o Instituto Para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis) e o Joca se uniram para fazer uma pergunta: quais são as 3 coisas que você quer melhorar no mundo?

“A criança precisa ser ouvida, e sua visão de mundo, considerada. Lançamos essa pesquisa para colher e acolher percepções e opiniões e começar a compor um estudo inédito, que interessa a toda a sociedade”, conta Marina Pechlivanis, da equipe Dia de Doar Kids.

No site do Joca, veja dicas que vão ajudar você nessa descoberta e responda a pesquisa. Queremos saber mais sobre como você enxerga o que pode ser transformado no planeta. Acesse: jornaljoca.com.br/3-coisas-mudar-mundo.

Fonte: Monitor das Doações.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 154 do jornal Joca

Enquete

Na sua opinião, até agora, qual foi o fato mais importante de 2020 (além da pandemia do novo coronavírus)?

Comentários (0)

Compartilhar por email