Cientista compara dois tipos do novo coronavírus. Foto: Aitor Diago/Getty Images

Você já ouviu falar da variante delta? Essa mutação do novo coronavírus, que está sendo estudada e monitorada, tem chamado a atenção do mundo todo por ser mais contagiosa do que o vírus original.

Apesar de ter sido encontrada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, ela já está presente em 104 países, incluindo o Brasil. A variante delta desenvolve sintomas diferentes entre os infectados, como mais dores de cabeça e menos tosses. 

De acordo com um levantamento realizado pela CNN, o Brasil tem 20 casos registrados da variante e duas mortes confirmadas. O Paraná é o estado com mais casos (sete confirmados) e o Maranhão foi o primeiro a registrar a variante em solo brasileiro.

“Novas variantes são esperadas. Isso é o que vírus fazem”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) durante uma coletiva de imprensa. “É simples: mais transmissão, mais variantes. Menos transmissão, menos variantes”, explicou.

Apesar de exigir cuidados (como usar máscaras, seguir o distanciamento social e lavar as mãos ao chegar em casa), a delta não é motivo para desespero. Até o momento, as vacinas contra a covid-19 disponíveis se mostraram eficazes para conter a variante.

O que é a mutação de um vírus?

Mutações surgem durante o processo de reprodução do vírus, em que ele está fazendo cópias de si mesmo. Em uma dessas cópias, o vírus pode cometer um erro em seu genoma (partes que o formam). Esse erro vai se replicar nas próximas cópias, fazendo com que se transforme em algo diferente. É como se, ao fazer a cópia de uma folha de papel, você borrasse a folha e, então, fizessem cópias do papel borrado (e não do original).

Trata-se de um processo natural — diversas mutações do novo coronavírus já foram encontradas desde que a pandemia começou. Clique aqui para relembrar outra mutação do novo coronavírus, identificada na Espanha.

Fontes: BBC, BBC, CNN e OMS.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • gabicontim

    2 anos atrás

    Joca li tudo do corona e .gostei de ler

  • Luana

    2 anos atrás

    Caro editor da revista joca. Achei muito interessante seu artigo . Gostei porque fala sobre uma nova doença . Muito importante falar sobre esse assunto para todas as idades. Achei interessante esse artigo pois falade uma coisa importante ,diz para as pessoas se prevenirem da doença sugiro que para próxima postagem poderia falar sobre as aulas presenciais nas escolas Até L.L.S EMEFAZ

  • N. M. P

    2 anos atrás

    Getúlio Vargas 11.08.2021 Claro editor da revista joca! Ao ler sua revista "Covid-19 Entenda o que é a variante delta" achei muito importante para o nosso conhecimento! Não entendia o que era a variante delta,por isso que este artigo me chamou atenção,e acho que de outros leitores também. Espero que esse vírus não atinga muitas pessoas. Só acho que você deveria por mais informações sobre os sintomas deste vírus variante. Atenciosamente,N.M.P EMEFAZ

  • I.S.O.

    2 anos atrás

    Getúlio Vargas, 11/08/2021 Prezado editor da revista Joca, Li a notícia covid-19/ entendendo o que é a variante delta, achei bem interessante o texto, e também entendi o que é mutação de um vírus. Queria que vocês fizessem uma matéria falando de todas as variantes do covid-19 Antenciosamente I.S.O 5º Ano E.M.E.F.A.Z.

  • J. F. C

    2 anos atrás

    Getúlio Vargas, 11 de Agosto de 2021 Caro editor da revista joca Ao ler o seu artigo"(COVID-19)Entenda o que é a Variante Delta", eu achei muito importante para o nosso conhecimento, assim podemos saber e entender como se proteger do vírus. Eu não sabia muito o que era esse vírus, mas agora esse artigo me mostrou mais explicações, por isso que esse artigo me chamou a atenção. Só acho que deveria ter mais informações sobre os sintomas que essa variante provoca. Atenciosamente J.F.C Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Zambrzycki

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido