Durante a festa do bumba meu boi é feita uma encenação que conta a lenda que originou a celebração. Foto: DeAgostini/Getty Images
Durante a festa do bumba meu boi é feita uma encenação que conta a lenda que originou a celebração. Foto: DeAgostini/Getty Images

A celebração do Bumba Meu Boi passou a ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no dia 11 de dezembro. A festa já tinha sido reconhecida, em 2011, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Um patrimônio cultural é importante para entender a história de uma região ou povo, podendo ser desde um local (neste caso é considerado um patrimônio material) até expressões culturais, como danças, festas e rituais (patrimônios imateriais). 

O objetivo de reconhecer algo como um patrimônio cultural é divulgar e proteger essas importantes expressões culturais e lugares, para que eles estejam sempre presentes nas sociedades. 

Saiba mais

Conheça 6 patrimônios culturais do Brasil

Literatura de cordel vira patrimônio cultural do Brasil

Paraty e Ilha Grande se tornam patrimônios mundiais da humanidade

Movimento quer que a pizza se torne patrimônio cultural

O que é o Bumba Meu Boi?

A celebração acontece no Maranhão, entre junho e julho. Diferentemente da festa junina de outros lugares do país, a maranhense geralmente não tem encenações de casamentos, e sim da lenda do Bumba Meu Boi. 

A história que é contada começa com uma mulher escravizada chamada Catirina, que está grávida. Ela sente um desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda em que trabalha e, para agradá-la, seu companheiro mata o boi. Ao perceber a falta do animal, o dono da fazenda faz com que todos o procurem e, quando o animal é encontrado, criaturas folclóricas (como a Caipora, personagem que mora no mato) fazem com que ele volte à vida e todos ficam felizes. 

Além disso, a festa apresenta danças, desfiles coloridos, músicas tradicionais da região e a confecção de artesanatos.  

Fontes: Estadão, Folha de S.Paulo, IstoÉ e Toda Matéria.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • João Miguel Jesus de Miranda

    2 anos atrás

    GOSTEI muito do que fala

  • Pedro Faraco

    2 anos atrás

    QUE INTERESSANTE SOBRE O BUMBA-MEU-BOI

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido