Cataratas do Iguaçu
Mamulengos do mestre José Lopes: o teatro de bonecos foi registrado como patrimônio cultural há três anos. Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico e Cultural, celebrado em 17 de agosto, conheça seis incríveis lugares e expressões culturais no Brasil e entenda por que elas ganharam essa classificação.

O que é um patrimônio cultural?
Um patrimônio cultural é algo reconhecido como de grande valor para entender a história e a identidade de uma comunidade, uma região, um povo e até de um país. Podem ser considerados patrimônios culturais desde centros históricos, edifícios, estátuas, livros e obras de arte (patrimônios materiais), até expressões culturais como danças, ritmos musicais, festas, conhecimentos, profissões e rituais (patrimônios imateriais).

Por que existem patrimônios culturais?
O objetivo é divulgar e proteger essas importantes expressões culturais e lugares, para que eles estejam sempre presentes nas sociedades.

Quem é responsável por escolher os patrimônios culturais?
O reconhecimento (também chamado de tombamento ou registro) pode ser feito pelos poderes municipal, estadual, federal e internacional.

Quantos patrimônios existem no Brasil?
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) protege 42 bens imateriais, 20 mil edifícios, 83 centros urbanos, 25 mil sítios arqueológicos cadastrados e mais de um milhão de objetos, incluindo acervos de museus e cerca de 250 mil livros.
Outras manifestações também são reconhecidas por cidades e estados brasileiros.
O Brasil tem ainda 21 monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Por que dia 17 de agosto é o Dia Nacional do Patrimônio Cultural?
É a mesma data em que nasceu o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969), que trabalhou no Iphan até o fim da vida.

Confira seis Patrimônios Culturais Brasileiros

Teatro de Bonecos Popular do Nordeste (RN, PE, PB, CE, DF)
O teatro de bonecos é conhecido por vários nomes pelo Brasil: Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, no Rio Grande do Norte; Babau, na Paraíba, e Mamulengo, em Pernambuco. A expressão cultural, que envolve a criação de bonecos, textos e apresentações teatrais, entrou para a lista do IPHAN em 2015.

Pelourinho, no centro de Salvador. Foto :fernando_dallacqua/Flickr

Centro Histórico de Salvador da Bahia
Primeira capital do Brasil (1549-1763), o centro da capital baiana mistura culturas africanas, ameríndias e europeias. O lugar foi classificado como patrimônio histórico-cultural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1985. Uma de suas principais características são as casas de diversas cores e as igrejas repletas de ouro do Período Colonial (1500-1815).

Projeto do Plano Piloto de Brasília tem a forma de um pássaro em voo

Conjunto urbanístico de Brasília, no Distrito Federal
Construído na década de 1950 para se transformar na atual capital do Brasil, o inovador plano piloto de Brasília entrou na lista da Unesco em 1990. A entidade destacou a originalidade do projeto, feito pelos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, com formato de um pássaro voando.

Evento “Carimbó do meu Brasil 2016”, que comemorou os dois de registro do carimbó pelo Iphan, como patrimônio cultural brasileiro. Foto: Pierre Azevedo/Ag. Pará

Carimbó, no Pará
O típico ritmo paraense se popularizou nas décadas de 1960 e 1970 com a criação de grupos folclóricos e bandas de baile que espalharam o estilo na região Norte do país. Um dos mais famosos é o Arraial do Pavulagem, que desfila em diversos eventos, como a Festa Junina. A expressão musical e de dança, marcada pelos tambores e as roupas coloridas, se tornou patrimônio cultural imaterial brasileiro em 2014 pelo IPHAN.

Cataratas do Iguaçu: um dos lugares mais bonitos do mundo.

Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná
É ali que estão as Cataratas do Iguaçu, um dos mais incríveis conjuntos de cachoeiras do planeta. O parque também conta com grande biodiversidade (são 257 espécies de borboletas e 400 de aves, entre outras) e concentra grande parte da Mata Atlântica brasileira. Foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1986.

Sineiro Welinton em igreja de Minas Gerais. Foto: Acervo/Iphan

Ofício de Sineiro, em Minas Gerais
A profissão de tocar os grandes sinos das antigas igrejas mineiras é considerada patrimônio cultural imaterial do Brasil. Quando um sineiro morre sem transmitir seu conhecimento a um substituto, a atividade corre o risco de cair no esquecimento. Para preservar o ofício e fazer com que mais pessoas se interessem por ele, o sineiro entrou na lista do IPHAN em 2009.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (5)

  • MANUELA RIOS CORRAL GRUBBA

    1 ano atrás

    Achei muito legal😁😁😁😁😁

  • 2 anos atrás

    gostei de mais

  • lorena.beraldo@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    A primeira foto virou a minha foto de entrada do google (Quando você aperta em "Nova guia").

  • Carol

    2 anos atrás

    Muito legal

  • lorena.beraldo@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    muito mesmo né?

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido