O presidente Lula declara que, após tantos anos discutindo sobre a preservação da Amazônia nos encontros da COP, é o momento de um estado que abriga a floresta amazônica sediar o evento. Créditos da imagem: Getty Images

O governo brasileiro anunciou, no dia 26 de maio, que a cidade de Belém, capital do estado do Pará, sediará, em novembro de 2025, a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima (COP30). 

A COP é um encontro idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que reúne anualmente representantes mundiais para uma discussão acerca de possíveis soluções para problemas ambientais globais, como o aquecimento global e o efeito estufa, além de alternativas para manter uma existência sustentável na Terra. A reunião teve início em 1992 e, este ano, acontecerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A ONU aprovou a realização da COP30 no Brasil ainda no dia 18 de maio, após a candidatura da cidade de Belém para receber o encontro ser oficializada pelo governo em janeiro de 2023. Em 2019, o Brasil desistiu de sediar a COP em virtude da “falta de recursos”, segundo declarações do governo da época. 

“Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança do clima no Brasil e na cidade de Belém”, ressaltou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. 

Fontes: Gov.br, G1, Instagram do governo brasileiro e YouTube do Planalto. 

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido