…crianças têm, em média, 300 ossos, enquanto adultos geralmente têm 206? Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos se fundem, ou seja, transformam-se em um só.

o maior osso do corpo humano é o fêmur, que fica na coxa? Em geral, ele é proporcional ao tamanho das pessoas. Em alguém que tem 1,80 metro de altura, por exemplo, o fêmur possui cerca de 50 centímetros.

…o menor osso fica dentro do ouvido? Ele é chamado de estribo e tem 0,25 centímetro.

Esqueleto-Getty
#pracegover: ilustração mostra o esqueleto humano em preto e branco. Imagem: Getty Images

é possível ter uma estimativa de quanto uma criança ou adolescente ainda vai crescer por meio de uma radiografia da mão e do punho? Esse exame, chamado de idade óssea, estuda o quanto os ossos estão desenvolvidos a partir do espaço entre eles. Quanto mais espaço entre os ossos, mais o jovem ainda vai crescer.

…os ossos humanos são substituídos com o tempo? Eles são constantemente refeitos, assim como a nossa pele. Assim, temos um novo osso a cada sete anos, aproximadamente.

Fontes: Escola Kids, HowStuffWorks, Planeta Biologia, Saúde Business, Science Kids e Superinteressante.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 155 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Claudia Nascimento

    1 ano atrás

    Joca! Nós do 1ano B da Escola Canto Vivo estudamos o Esqueleto no nosso projeto "Caveira Existe?" e aprendemos muitos coisas ! Queremos agradecemos a reportagem sobre os ossos! Um beijo, Ana Júlya, Cauê, Lucas Lococciolo, Théo, Romeo, Helena, Lucas Masano, Lorena, Flávia, Marcelo, Lorenzo, Manuela, Letícia, Eduardo, Pietra , Raquel e Sara!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido