No dia 9 de novembro, cirurgiões do Langone Health, centro médico da Universidade de Nova York (Estados Unidos), realizaram o primeiro transplante de olho em um ser humano. Até então, médicos haviam feito apenas o transplante da córnea, tecido transparente que fica na frente do globo ocular. Quem recebeu o novo olho foi Aaron James, um militar aposentado de 46 anos. Aaron sobreviveu a um acidente elétrico, mas teve o lado esquerdo do rosto prejudicado. 

Inicialmente, o objetivo da equipe médica era realizar o transplante apenas por razões estéticas, como parte da reconstrução do rosto de Aaron, que também envolveu cirurgias na boca e no nariz. No entanto, caso o militar voltasse a enxergar, seria considerado um grande avanço em um procedimento inovador por si só. 

#pracegover: profissional de saúde, com luvas azuis nas mãos, analisa olho de homem submetido ao procedimento. Crédito de imagem: reprodução de vídeo

A cirurgia durou cerca de 21 horas e envolveu mais de 140 profissionais. Após o fim do procedimento, o olho transplantado ainda não se comunicava com o cérebro de Aaron pelo nervo óptico. Ainda assim, os médicos não descartam a esperança de que isso possa vir a acontecer: “Não creio que alguém possa afirmar que ele enxergará. Porém, da mesma maneira, não podem afirmar que não enxergará. Nesse ponto, estamos muito felizes com o resultado que conseguimos alcançar numa operação muito difícil tecnicamente”, declarou o doutor Eduardo Rodriguez, que chefiou a equipe médica, em comunicado oficial do Langone Health. Aaron consegue enxergar com o olho direito. 

FONTES: G1, FOLHA DE S.PAULO , G1, BBC, REUTERS, CNN, ABC NEWS, NYU LANGONE HEALTH E INSTITUTO ONCOGUIA. 

Texto originalmente publicado na edição 216 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido