…o álcool em gel foi criado por uma universitária? Em 1966, Lupe Hernandez, então estudante de enfermagem na Califórnia, Estados Unidos, ficou preocupada porque nem todos os médicos tinham acesso à água e a sabão. Então, ela percebeu que se conseguisse deixar o álcool em forma de gel, seria mais fácil levar o produto a qualquer lugar, possibilitando que os médicos se higienizassem

#pracegover: a ilustração mostra dois frascos com álcool em gel (um transparente e outro azul), no canto direito. No canto esquerdo, uma mão de luva amarela segura outro frasco de álcool em gel. Por toda a imagem é possível ver ilustrações de vírus, arredondadas. Imagem: Getty Images.

…fazer álcool em gel em casa não é uma boa ideia? Enquanto o material com porcentagem menor do que 70% pode não ser eficiente, as misturas com mais de 70% de álcool podem até causar queimaduras. Por isso, é muito importante que a porcentagem esteja certa.

…nem todo álcool em gel é eficiente contra o novo coronavírus? O Conselho Federal de Química recomenda usar somente os que possuem 70% de álcool, pois esta proporção garante que os microrganismos não vão sobreviver

…de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, para se proteger é necessário esfregar as mãos com o produto até que ele seque totalmente?

Fontes: CDC, Conselho Federal de Química, revista Galileu, Marie Claire e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 147 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido