Visão geral da Vila Olímpica de Paris 2024 durante uma turnê de imprensa em 26 de fevereiro. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images/reprodução

Em 28 de fevereiro, foi inaugurada a Vila Olímpica e Paralímpica dos Jogos Olímpicos de 2024, ao norte de Paris, capital francesa. A cerimônia de entrega teve a presença de figuras importantes, como o presidente francês Emmanuel Macron, Tony Estanguet (presidente da Olimpíada deste ano), além de uma série de campeões olímpicos.

O vilarejo está localizado às margens do rio Sena, o principal da cidade, entre os bairros de Saint-Denis, Saint-Ouen-sur-Seine e L’Île-Saint-Denis. O espaço tem, no total, 82 prédios residenciais, que abrigarão até 14.250 atletas (durante a Paralimpíada, serão 9 mil leitos ocupados). O conjunto também oferece restaurantes 24 horas, centros para treino poliesportivo e clínicas de saúde. Depois do evento esportivo, uma parte dos apartamentos será vendida para propriedades privadas, outra, para habitação pública, e uma terceira será alugada.

“Estamos orgulhosos do trabalho que vocês realizaram, dentro do orçamento e do prazo. Nossos atletas poderão vivenciar os Jogos nas melhores condições, e vocês contribuíram para mudar a vida dos moradores da região. Vocês fazem parte de uma aventura que marcará o nosso século”,

disse Macron aos trabalhadores, durante a cerimônia.

Segundo os organizadores do evento, a Vila Olímpica foi projetada para ser ecologicamente correta, buscando a baixa emissão de carbono dos materiais utilizados e 100% de energia renovável. Além disso, todos os alimentos comercializados nos estabelecimentos do vilarejo serão de fontes sustentáveis e certificadas.

Emissão de carbono: carbono é um elemento químico presente em um dos Gases de Efeito Estufa (GEEs). O efeito estufa é um fenômeno que mantém o planeta aquecido, mas pode ser intensificado por esses gases. Ao ser liberados (por transportes ou indústrias, por exemplo), os GEEs sobem para a atmosfera terrestre e ficam “presos” ali, acumulando-se em uma espécie de camada. Essa camada impede o calor de sair da Terra e, ao ser intensificada pela ação humana, leva ao aquecimento global, responsável, por exemplo, pelo derretimento de geleiras, que faz com que o nível dos mares aumente. Uma maneira de frear o efeito estufa é reduzindo a emissão de carbono em diferentes etapas da fabricação de produtos.

Energia renovável: as fontes de energia consideradas renováveis são aquelas que vêm de recursos que não se esgotam ou que podem se regenerar na natureza, como o vento e a luz solar. Já as não renováveis vêm de elementos que se esgotam na natureza, como petróleo, o que pode prejudicar o meio ambiente.

Um dos apartamentos disponíveis na Vila Olímpica. Crédito de imagem: Aurelien Meunier/Getty Images/reprodução

Jogos Olímpicos de Paris 2024

A Olimpíada 2024 será sediada em Paris, capital francesa, ao longo de 19 dias, entre 26 de julho e 11 de agosto. A cerimônia de abertura e boa parte das disputas serão na própria cidade, mas o evento também terá provas em cidades vizinhas, regiões mais afastadas da França e até mesmo fora do continente europeu — surfe na Polinésia Francesa e disputa de navegação no Mar Mediterrâneo.

O torneio receberá 10.500 atletas, de 28 modalidades olímpicas, além de quatro esportes adicionais: breaking (estilo de dança do hip-hop), escalada esportiva, skate e surfe — os três últimos estrearam nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Jogos Paralímpicos 2024

Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, será realizada, também em Paris, a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, evento esportivo para atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais. Participam 4.400 competidores, disputando, ao todo, 22 modalidades esportivas.

Para cada esporte, os atletas são classificados de acordo com o nível da deficiência que têm, a fim de garantir disputas mais justas. Pessoas Com Deficiências (PCDs) intelectuais, visuais e físicas competem nos Jogos, e algumas modalidades são exclusivas para determinadas deficiências, como é o caso do goalball, dirigido apenas a PCDs visuais.

Neste ano, a Paralimpíada não incluiu novos esportes, mas seguirá com o parabadminton, que estreou em 2020, na Olimpíada de Tóquio.

Fontes: Olympics.com, France24, Paris2024 (Instagram) e CNN.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido