Neste ano, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos serão sediados na França. Crédito de imagem: Paris 2024/Florian Hulleu/reprodução

Os Jogos Olímpicos de Verão de 2024 começam em 26 de julho e serão disputados até 11 de agosto. A 26ª edição da competição será sediada em Paris, capital francesa. A cerimônia de abertura e boa parte dos jogos serão na própria cidade, mas o evento também terá provas em regiões vizinhas, cidades mais afastadas da França e até mesmo fora do continente — surfe na Polinésia Francesa e navegação a vela no Mar Mediterrâneo.

Polinésia francesa: conjunto de mais de cem ilhas na Oceania pertencente à França — a maior delas é o Taiti.

O torneio receberá 10.500 atletas, de 28 modalidades olímpicas, além de quatro esportes adicionais: breaking, escalada esportiva, skate e surfe — os três últimos estrearam nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio (saiba mais sobre os quatro esportes abaixo).

Os Phryges são as mascotes da Olimpíada e Paralimpíada 2024. Eles são representações animadas de barretes frígios, espécie de touca que os franceses utilizavam à época da Revolução Francesa (período histórico entre 1789 e 1799 que resultou, entre outras consequências, na queda da monarquia e criação de uma série de direitos aos franceses). No início do vídeo, o quadro A Liberdade Guiando o Povo (1830), do artista Eugène Delacroix.

Breaking: estilo de dança que se originou nos Estados Unidos, na década de 1970, com o movimento do hip-hop. Nos jogos de 2024, haverá a competição masculina e feminina, em 9 e 10 de agosto. Os b-boys e b-girls (dançarinos do estilo) irão batalhar ao som de um DJ, buscando os votos dos jurados.

Escalada esportiva: esta edição apresentará três modalidades: boulder, speed e lead. Na primeira, os atletas enfrentam paredes de escalada de 4,5 metros em tempo limitado e com o menor número de tentativas. Em speed, os competidores sobem paredes de 15 metros de altura em menos de seis ou sete segundos. Já na modalidade lead, eles têm seis minutos para subir o mais alto que puderem em uma parede de 15 metros em percursos complexos e desconhecidos.

Skate: será disputado nas duas modalidades clássicas do esporte: park e street. Na primeira, os skatistas realizam manobras em um espaço repleto de rampas e curvas, respeitando critérios, especificidades dos movimentos e tempo. Em street, a competição é realizada em um espaço que simula o ambiente urbano, com escadas, corrimãos etc.

Surfe: os surfistas realizam manobras por determinado período, e elas são avaliadas por cinco juízes com base em variedade, velocidade e complexidade de cada movimento.

Clique na imagem para ampliar e baixar. Crédito de imagem: arte/Joca

Jogos Paralímpicos 2024

Entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, será realizada, também em Paris, a 17ª edição dos Jogos Paralímpicos, evento esportivo para atletas com deficiências físicas e/ou intelectuais. Participam dos jogos 4.400 competidores, disputando, ao todo, 22 modalidades esportivas. Para cada esporte, os atletas são classificados quanto ao nível de suas deficiências, a fim de garantir disputas mais justas. Participam dos jogos Pessoas Com Deficiências (PCD) intelectuais, visuais e físicas, e alguns jogos são exclusivos apenas para determinadas deficiências (como é o goalball, apenas para PCDs visuais).

Neste ano, a Paralimpíada não incluiu novos esportes, mas seguirá com o parabadminton, que estreou em 2020 nos jogos disputados em Tóquio (Japão).

Clique na imagem para ampliar e baixar. Crédito de imagem: arte/Joca

Fontes: Olympics, Paralympic, Paris 2024 e Globo Esporte.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • CARLOS EDUARDO BIONDO PEREIRA MATTOS

    1 mês atrás

    só esperando agora :)

  • Vila Olímpica é inaugurada em Paris para jogos de 2024 - Jornal Joca

    1 mês atrás

    […] Preparamos as tabelas da Olimpíada e Paralimpíada de 2024 […]

  • Sophia Camargo

    1 mês atrás

    Eu estou muito animada para asistir as olimpiadas . Tomara que o Brasil ganhe. Eu vou para Paris mais nao vai ser na epuca serta qeu queria que fosse para eu ver as olimpiadas .

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido