A partir do dia 31 de janeiro, os novos carros deverão seguir o modelo de placa comum para todo o Mercosul (saiba o que é o Mercosul abaixo), que tem um QR code – uma espécie de código que pode ser lido por alguns celulares e aparelhos – com informações sobre o veículo, como estado de origem.

Os veículos que já estão em circulação não precisam trocar as placas, exceto em alguns casos: se precisarem ser transferidos de estado ou município; se a placa for perdida; ou se ela estiver danificada.

Desde 2014, o prazo para a implantação obrigatória da nova placa já foi adiado seis vezes para que os departamentos de trânsito de cada estado tivessem tempo de se organizar. A definição já tinha sido adotada por dez estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Mudança na sequência de números

Para possibilitar um maior número de combinações, as placas antigas que forem alteradas terão de trocar o segundo número por uma letra. A alteração é feita de acordo com um padrão: 0 irá virar A; 1 será substituído por B; 2 será trocado por C; e assim por diante.

O que é o Mercosul?

Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela assinaram, em 26 de março de 1991, um acordo para criar o Mercado Comum do Sul (Mercosul) com o objetivo de integrar os países, permitindo a livre circulação de produtos, serviços e pessoas entre eles. Por exemplo, os cidadãos destas nações podem viajar livremente entre um país e outro sem precisar de visto. Além disso, os produtos dos integrantes do Mercosul podem ser exportados e importados entre eles sem tarifas alfandegárias (imposto pago ao exportar mercadoria de um país para o outro).

As nações também se comprometeram com uma série de metas para melhorar a qualidade de vida da população, como acabar com a pobreza e preservar os direitos humanos.

Os outros países da América do Sul participam do Mercosul como associados (podem participar de reuniões como convidados). A Bolívia está em processo de transição para se tornar membro oficial e a Venezuela foi suspensa em 2017 – saiba mais aqui.

Fontes: Estado de Minas, Diário de Pernambuco e Quatro Rodas.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido