Entenda o que é o acordo e quais são os próximos passos
No dia 6 de novembro, o Mercosul e a União Europeia (UE) anunciaram o acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos. A declaração aconteceu durante a cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, Uruguai, após reunião entre líderes de ambas as partes.
Estavam presentes no evento os presidentes dos países sul-americanos Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O fim das negociações representa um marco histórico para a economia mundial. As conversas tiverem início em 1999, mas estavam paralisadas desde 2019, quando um acordo inicial foi fechado.
Ao longo dos últimos cinco anos, o texto vinha passando por revisões e exigências e ainda enfrenta oposição por parte de alguns países da União Europeia (saiba mais a seguir).
O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia tem o objetivo de reduzir ou zerar as tarifas de importação e exportação de cerca de 70% a 90% dos produtos comercializados entre as nações.
O tratado aborda temas, como:
Parte dos temas descritos acima já havia sido fechada em 2019. O texto precisava passar pela validação e confirmação de todas as partes envolvidas. No entanto, agricultores europeus, especialmente franceses, têm se mostrado contra a determinação. O argumento é de que ele abriria uma concorrência desleal, já que a agricultura sul-americana não é submetida às mesmas regras ambientais, sociais e sanitárias. Além disso, os países da América do Sul são grandes produtores de grãos e outros alimentos, o que aumenta ainda mais a concorrência.
Por isso, o governo francês, fortemente influenciado pelo setor agrícola, posiciona-se contra o acordo.
Apesar da conclusão da etapa de negociações, o documento ainda não tem efeito algum e pode demorar para ser implantado. Isso porque ainda precisa passar pelas seguintes fases:
Até o momento, não há um prazo para a conclusão dessas etapas.
Fontes: G1, CNN Brasil e Folha de S.Paulo.
Glossário
Mercosul: também conhecido como Mercado Comum do Sul, é um bloco econômico da América do Sul formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia como membros plenos. Além disso, é composto por países associados como Chile, Peru, Colômbia, Equador, entre outros, com o objetivo de promover a integração comercial, econômica e política entre os integrantes.
União Europeia: grupo formado por 27 países da Europa, com o objetivo de promover a integração econômica e política. A União Europeia facilita o comércio, a mobilidade e a cooperação em áreas como segurança e meio ambiente, além de manter relações com nações fora do bloco.
Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.