Ixi! Você bateu no paywall! Isso quer dizer que você já acessou três conteúdos neste mês.Insira seu nome e e-mail para acessar mais duas reportagens gratuitamente. Assinante? Faça Login Voltar para a home Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca Selecione o plano que você deseja assinar abaixo: 12
Hoje é o último dia de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos. Amanhã, ele cede o poder a um homem que é praticamente o oposto de tudo aquilo que ele acredita.
Donald Trump, que assume a presidência dos EUA no dia 20, já anunciou que quer reverter quase tudo o que feito no governo Obama.
No seu último dia como presidente, Obama aproveitou seus poderes de indulto e reduziu a pena de prisão de Oscar Lopez Rivera, um nacionalista de Porto Rico, condenado a 55 anos de prisão. Obama disse que as punições eram excessivas para a gravidade dos crimes dele. Hoje ele tem 74 anos.
Obama também perdoou um antigo jogador de basebol, Willie McCovey, condenado por evasão fiscal, e o general James Cartwright, acusado por falsas declarações num processo de desvio de informação.
Hoje, ele deve assinar a libertação de centenas de cidadãos presos por crimes não-violentos relacionados com o consumo de drogas.
Nesta última semana, o Presidente trabalhou muito para aprovar propostas para prevenir os danos que seu sucessor possa causar.
“Como o Presidente eleito se opôs à maior parte das minhas políticas, e não partilha da minha visão nem da mesma agenda para o país, ele irá avançar num outro sentido. Tivemos conversas cordiais, e ofereci meus melhores conselhos e recomendações. Mas acho que ele não vai seguir o mesmo caminho”, confessou Obama.