Trump em campanha perto do dia das eleições na Pensilvânia, em Pittsburgh. Crédito de imagem: Getty Images

No dia 6 de novembro, foi oficializada a vitória de Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos. O político, que governou o país entre 2017 e 2021, venceu a disputa eleitoral com 276 dos 538 votos do colégio eleitoral. Saiba, no fim desta reportagem, como funcionam as eleições nos EUA. 

Vale lembrar que, no país, a contagem dos votos é feita por estado e pode demorar semanas. No entanto, com determinado número de colégios eleitorais já decididos, projeções já conseguem mostrar com 100% de certeza o presidente eleito. No caso de Trump, os estados da Geórgia e Pensilvânia foram decisivos para a vitória. Quem assume como vice é JD Vance.

Além de vencer pelo colégio eleitoral, Donald Trump conquistou a maioria popular: até a tarde do dia 6 de novembro, ele obteve 51% dos votos dos eleitores, contra 47,6% para Kamala, opositora de Trump. Vale ressaltar que as eleições foram marcadas por uma enorme polarização no país, dividido entre os partidos Republicano (Trump) e Democrata (Kamala). 

Kamala Harris venceu em estados como Washington, Oregon, Califórnia, Novo México, Colorado, Minnesota, Illinois, Nova York, Virgínia, New Jersey etc. Trump dominou o Texas, Oklahoma, Kansas, Carolina do Norte, Alasca, Montana, Nebraska, Idaho, Utah, Arkansas etc. Confira o quadro geral aqui

Como funcionam as eleições nos EUA?

A eleição norte-americana para presidente é bem diferente da brasileira. Lá, o voto não é obrigatório, é possível votar antes do dia marcado e pode até acontecer de um candidato receber a maioria dos votos da população e não ser o eleito. Saiba como o próximo presidente dos EUA foi escolhido:

  1. O país é composto por 50 estados e cada estado tem determinado número de delegados, que são representantes políticos ou de um partido.  São eles que dão os votos que definem quem será o presidente.
  1. Para votar, os delegados usam como critério o resultado da votação popular em seu estado. Assim, se a maioria dos votos de determinado estado for para o candidato A, os delegados desse estado entendem que esta é a escolha da maioria do seu estado e votam no candidato A.
  1. O número de delegados é estabelecido de acordo com a população. Este ano, a quantidade de delegados varia entre 54 (estado da Califórnia, o mais populoso) e três (estados menores, como Delaware). Se, por exemplo, o candidato A obtiver mais votos da população da Califórnia, ganhará os 54 votos dos delegados. Se o mesmo acontecer no Alasca, o candidato receberá três votos.
  1. No total, são 538 delegados. Para vencer a eleição, é preciso ter 270 votos. É por isso que pode acontecer de um candidato perder a eleição mesmo se for o mais votado pela população.

Glossário 

Democrata e Republicano: principais partidos dos EUA. O primeiro é formado, em geral, por políticos mais conservadores, como o ex-presidente Donald Trump, enquanto o segundo é composto por políticos com ideias mais progressistas, isto é, liberais. 

Fontes: Folha de S.Paulo, AP News, G1 e BBC Brasil.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido