A Tocha Olímpica foi apresentada pelo seu designer e seu embaixador, chamados respectivamente Tokujin Yoshioka e Tadahiro Nomura. Foto: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images
A tocha olímpica foi apresentada pelo designer e pelo embaixador, chamados respectivamente Tokujin Yoshioka e Tadahiro Nomura. Foto: Alessandro Di Ciommo/NurPhoto via Getty Images

No dia 20 de março, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que serão realizados em 2020 na cidade japonesa, anunciou o lançamento da tocha olímpica. O objetivo da ação foi celebrar que faltam 500 dias para o início do evento esportivo.

Inspirado nas flores da cerejeira, um dos grandes símbolos do Japão, o desenho da tocha foi feito pelo designer, arquiteto e artista japonês Tokujin Yoshioka. Ela tem tons de rosa e dourado e formato de uma flor de cerejeira estilizada. O objeto pesa 1,2 quilo (o equivalente a dois cadernos de 200 folhas) e tem 71 centímetros de comprimento (cerca de três vezes a altura do mesmo caderno).  

Cerca de 30% da tocha é composta de alumínio reciclado. O material é resultado dos resíduos das habitações temporárias feitas para pessoas que perderam a casa em que moravam no terremoto e tsunami que ocorreram em 2011 nas cidades de Iwate, Myiagi e Fukushima. O tema “hope lights our way”, que em inglês significa “a esperança guia o nosso caminho”, faz referência àqueles que sofreram com o desastre e viram esperança no futuro.

Além disso, por terem sido feitas com uma folha única de alumínio, as peças que compõem a tocha têm tecnologia semelhante à usada em construções de trens-bala.

A tocha vai percorrer todas as 47 prefeituras do Japão durante os quatro meses anteriores ao evento. A cerimônia de abertura ocorrerá em 24 de julho de 2020, na cidade de Olímpia, na Grécia, como já é tradição, e terá o acendimento da tocha.

Fontes: Agência Brasil, Globo Esporte e iG.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (10)

  • Ricardo Bueno Silva Conrado Mesquita

    4 anos atrás

    nao gostei

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    que valor vale ta tocha

  • CPM EMEF Érico Veríssimo

    4 anos atrás

    uma bosta

  • stfrancis

    4 anos atrás

    essa tocha parece um troféu

  • Colégio Sion

    4 anos atrás

    oi tudo bem com vcs eu estou tudo bem eu amo judo e vcs em em em e responde e eu vou responder tchau tchau pessoal tchau tchau

  • Daniel Henrique Botelho Teixeira

    5 anos atrás

    mó linda essa tocha, essa olímpiada promete

  • Murilo Conti Anselmo Carvalho

    5 anos atrás

    como vão acender a TOCHA VCS SABEM

  • Lucas Saes Salgado

    5 anos atrás

    Quanto tempo demorou para construir a tocha

  • Jornal Joca

    5 anos atrás

    Olá, Lucas! Tudo bem? Infelizmente essa informação não foi divulgada. Mas obrigada pelo seu comentário e continue lendo o Joca!

  • Beatriz

    5 anos atrás

    que interessante essa tocha vai ter a mesma tecnologia do trens -bala

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido