A história da Olimpíada é cheia de curiosidades, tradições e transformações. Os Jogos Olímpicos, que começaram na Grécia Antiga, acompanharam diversas fases da humanidade, por isso, ao saber a história do evento, aprendemos sobre acontecimentos do passado e as mudanças pelas quais o planeta foi passando ao longo dos anos.

Leia a seguir curiosidades que todo fã de olimpíadas precisa saber.

Os primeiros Jogos Olímpicos

Pintura de lançamento de dardo na Grécia Antiga. Foto: divulgação

A Olimpíada surgiu na Grécia Antiga, no ano de 776 a.C., como parte de um festival que homenageava Zeus, o pai dos deuses. O evento, que podia durar até seis meses, tinhas algumas modalidades que estão presentes nos jogos até hoje, como boxe e salto a distância, e outras que não existem mais, como corrida de bigas (uma espécie de charrete).

Mais de mil anos sem olimpíadas

A primeira Olimpíada da Era Moderna foi realizada em Atenas, na Grécia, em 1896. Foto: divulgação

A última edição da Olimpíada da Grécia Antiga aconteceu em 393 a.C. Depois disso, o imperador da época resolveu cancelar os jogos, já que (como vimos no item anterior) eles faziam parte de um festival de homenagem a Zeus — e as adorações a deuses haviam sido proibidas. Assim, o planeta ficou 1.500 anos sem olimpíadas. O evento só foi retomado em 1896, dando início à Era Moderna dos jogos. Desde então, já foram realizadas 33 edições das chamadas olimpíadas modernas.


Participantes da primeira Olimpíada

Atualmente, países de todo o planeta participam da Olimpíada. Foto: divulgação

Apenas 14 países participaram da primeira Olimpíada da Era Moderna: Grécia, Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Hungria, Áustria, Austrália, Dinamarca e Suíça. Hoje, os Jogos Olímpicos costumam ter a participação de mais de 200 países.

Participação das mulheres

A tenista Charlotte Cooper, do Reino Unido, foi a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro em olimpíadas. Foto: divulgação

Na Grécia Antiga, as mulheres não tinham permissão para participar da Olimpíada. Seguindo a tradição do passado, na primeira edição dos Jogos Modernos, pessoas do sexo feminino também foram proibidas de competir. A restrição só foi rompida em 1900, na segunda edição da Era Moderna. Mesmo assim, na época, elas só tinham permissão para participar de competições de golfe, hipismo, vela, tênis e croqué. Com o tempo, essas restrições foram caindo e, hoje, as mulheres podem participar de todas as modalidades.


Significado da tocha olímpica

Pira olímpica dos Jogos Rio 2016. Foto: divulgação

Nos Jogos Olímpicos realizados na Grécia Antiga, havia a tradição de acender uma chama em um altar em homenagem à Hestia, a deusa da chama que nunca apaga. Assim, o fogo ficava aceso no local da Olimpíada ao longo de todo o evento. Em 1928, os organizadores dos jogos modernos resolveram retomar essa prática que continua até hoje: a cada edição, a pira olímpica é acesa na abertura do evento e apagada no término dos jogos.


Revezamento da tocha

Antes do início da Olimpíada Rio 2016, revezamento da tocha ocorreu por ruas do Brasil. Foto: divulgação

Outra tradição famosa é o chamado revezamento da tocha. Cem dias antes da abertura do evento, o fogo é ateado a partir da luz solar na tocha olímpica. Tal prática sempre é realizada na cidade de Olímpia, na Grécia, onde as olimpíadas aconteciam na Antiguidade. Depois disso, dá-se início ao revezamento, no qual pessoas de cidades gregas e de localidades do país-sede do evento têm a honra de carregar a tocha olímpica pelas ruas. Finalmente, no dia da abertura dos jogos, atletas e personalidades passam o objeto de mãos em mãos até o acendimento da pira olímpica. A prática do revezamento faz referência a uma lenda grega que conta a história de Prometheus, um titã defensor da humanidade que rouba o fogo de Zeus, o pai dos deuses, e gentilmente entrega para os homens. Segundo a tradição, o fogo representa divindade e sabedoria.

Significado dos arcos do símbolo

O símbolo dos Jogos Olímpicos tem mais de 100 anos de existência. Foto: divulgação

Os arcos olímpicos são o símbolo dos jogos. Eles foram criados, em 1913, pelo designer Baron Pierre de Coubertin, um dos fundadores da versão moderna do evento. Cada elemento da imagem tem um significado: as cinco cores dos arcos (azul, preto, vermelho, amarelo e verde) e o branco do fundo representam cores presentes na bandeira dos países participantes; já a sobreposição dos arcos simboliza a união e cooperação que deve existir entre os atletas das nações participantes.


A verdade sobre as medalhas de ouro

Lenda do atletismo, o jamaicano Usain Bolt beija medalha de ouro conquistada nos jogos de 2016. Foto: divulgação

Não, as medalhas de ouro não são feitas de ouro. Cada uma delas pesa 400 gramas, mas apenas 6 gramas são ouro puro. Em resumo, a composição da medalha é a seguinte: 92,5% de prata, 6% de bronze e 1,5% de ouro. O motivo para isso é econômico. O custo de uma única medalha feita inteiramente de ouro é R$ 43 mil. Se fosse necessário pagar isso para cada primeiro lugar dado na Olimpíada, o gasto seria muito alto.

Olimpíadas canceladas

Duas edições dos Jogos Olímpicos foram canceladas em decorrência da Segunda Guerra Mundial. Foto: divulgação

Desde 1896, quando foi realizada a primeira edição da Olimpíada da Era Moderna, os jogos ocorrem a cada quatro anos. As únicas vezes em que foram cancelados foram em 1916 (por causa da Primeira Guerra Mundial) e em 1940 e 1944 (em virtude da Segunda Guerra Mundial). Outra exceção à regra foi a Olimpíada de Tóquio, que estava marcada para ser realizada em 2020, mas foi adiada para 2021 em consequência da pandemia do novo coronavírus.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • Victor Magnavita

    1 mês atrás

    muito legal!

  • Preparamos as tabelas da Olimpíada e Paralimpíada de 2024 - Jornal Joca

    2 meses atrás

    […] 10 curiosidades que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos […]

  • Torre de juízes para surfe gera polêmica na Olimpíada de Paris -

    3 meses atrás

    […] 10 curiosidades que você precisa saber sobre os Jogos Olímpicos […]

  • annebragarnick

    2 anos atrás

    Gostei foi minha prof luciana do colégio Santo Ivo para lição de casa

  • guilhermemagnanelli

    2 anos atrás

    eu gostei, e estou fazendo um trabalho com isso

  • JOVANILSON FALEIRO DE FREITAS

    2 anos atrás

    Muito bom, aprender coisas novas é muito legal.

  • Salma Raiol Chaim

    2 anos atrás

    Gostei! to amando as olimpiadas e estou acompanhando tudo!

  • Alice da Conceicao Andrade

    2 anos atrás

    oiii salma

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    interessante.

  • Luciane Sampaio de Arantes

    2 anos atrás

    Gosto muito das olimpiadas estou acompanhando

  • MARCELA RAZUK

    2 anos atrás

    Na faixa "Participantes da primeira olimpiada", não deveria estar escrito"Apenas 14 países participaram DA primeira Olimpíada da Era Moderna", em vez de "Apenas 14 países participaram DO primeira Olimpíada da Era Moderna"?

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Boa observação, Marcela. Já corrigimos no texto, obrigado por apontar! Atenciosamente.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido