A associação francesa Vision du Monde é uma ONG que existe há 60 anos, está presente em 97 países e tem como missão proteger e ajudar as crianças mais vulneráveis do planeta.

Para o Joca, a ONG conta como é o trabalho humanitário prestado na Síria, que há mais de dois anos enfrenta uma guerra interna e sangrenta, que começou depois que a população protestou por mudanças no governo. Até agora mais de 70 mil pessoas morreram, milhares foram deslocadas para outras cidades e países, e a situação está longe de ser resolvida.  (Fonte: ONU – Organização das Nações Unidas)

Mapa da Síria mostra as muitas religiões que existem no país

 Qual é a situação da Síria hoje?
O país está completamente devastado. Mais de 3 milhões de pessoas fugiram do conflito, fazendo com que o número de refugiados dobrasse nos últimos três meses, chegando a 1 milhão de pessoas (mais de 3 milhões fugiram e apenas 1 milhão de refugiados? Não entendi). A ajuda dos países que os acolhem e das associações humanitárias atingiu seu limite máximo e, a cada dia, mais de 10 mil sírios se refugiam no Líbano, na Jordânia, na Turquia e no Iraque.

Grande parte da Síria está destruída

Quais são as maiores necessidades?
Como na maior parte dos conflitos, os refugiados tiveram que deixar sua casa, sob a ameaça de um ataque. Eles chegam sem nada ao país que os acolhem. As necessidades são enormes: abrigo, água, alimentos, produtos de higiene… As crianças estão traumatizadas pelos acontecimentos que testemunharam e precisam de assistência psicológica. A Vision du Monde criou áreas de jogos em que elas podem brincar e esquecer as atrocidades que viram por lá.

Campo de refugiados sírios onde vivem milhares de familias

Como é a vida de uma família de refugiados na comunidade que os acolhe?
Pouquíssimos têm dinheiro para pagar um alojamento decente. No Líbano e na Jordânia, a maior parte está instalada em prédios abandonados, galpões, garagens ou abrigos temporários. O valor alto dos aluguéis impede que os pais alimentem seus filhos e os mandem à escola. O governo libanês abriu escolas públicas para os alunos sírios, mas a barreira da língua, o custo dos transportes e o mau estado do sistema educacional fazem com que a escola ainda seja inacessível a várias crianças. Algumas são obrigadas a trabalhar para sustentar a família. Essa situação as expõe a riscos de exploração e as priva de educação.

Para a ajuda humanitária, é difícil o acesso aos refugiados?
A insegurança que reina na Síria nos obriga a reduzir a presença ou evacuar para áreas mais seguras, o que torna muito difícil a avaliação das necessidades. Os países vizinhos estão considerando fechar as fronteiras com a Síria, o que impediria a fuga das famílias e agravaria a situação dos sírios, que além do conflito, teriam que enfrentar problemas ainda maiores.

Qual é a situação atual no Líbano?
A Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estima que há 367 mil refugiados sírios no Líbano, metade são crianças. A falta de higiene nos abrigos temporários é uma ameaça para as crianças e para sua saúde. É essencial fornecer alimentos, higiene.

Como a Vision du Monde ajuda os refugiados sírios no Líbano e na Jordânia?
No Líbano, a Vision du Monde pretende ajudar 150 mil refugiados nos próximos seis meses por meio de distribuição de ajuda alimentar e de kits de higiene, acesso à água potável, construção de espaços destinados às crianças, cursos de recuperação e de aprendizagem para proporcionar o acesso à escola. Na Jordânia, a Vision du Monde protege as crianças e suas famílias, garantindo serviços básicos. As equipes querem ajudar mais de 29 mil pessoas nos campos de refugiados e nas comunidades, dando assistência a 2 mil a 3 mil famílias nos novos campos, acesso à água potável e ao saneamento em 30 escolas que acolhem crianças refugiadas sírias e jordanianas, construindo espaços para crianças e um espaço para jovens, bem como abrindo salas de aula de recuperação.

As famílias de refugiados sírios forçam suas filhas a se casar cedo para que elas possam sobreviver?
Há relatos de casos no Líbano. Na verdade, a pobreza extrema na qual se encontram as famílias sírias as leva a casar suas filhas de apenas 12 anos para receber o dote e, assim, ter condições de alimentar o resto da família.

Para saber mais: http://www.visiondumonde.fr/

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • EMEF JARDIM MONTE BELO

    4 anos atrás

    uau que dimais

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido