Ao chegar à Polônia, refugiados ucranianos esperam na fila para que as autoridades confiram seus documentos. Foto: Omar Marques/Getty Images

Rússia e Ucrânia fecharam um acordo que impede ambas as tropas de realizarem ataques uns contra os outros, no território ucraniano, durante 12 horas do dia 9 de março. Durante o combinado, que é chamado de cessar-fogo, os civis (pessoas que não fazem parte das Forças Armadas) poderão deixar as regiões de conflito em segurança.

Para sair dessas áreas, a população poderá passar por seis corredores humanitários (trajetos dentro da Ucrânia que levarão os fugitivos para locais mais seguros, como países vizinhos que não estão envolvidos na Guerra, como a Polônia). As rotas podem ser usadas das 9h às 21h do horário local, e a expectativa é que pessoas de pelo menos 10 cidades passem por elas.

De acordo com o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), 360 civis já morreram devido à guerra entre Rússia e Ucrânia. Além disso, dois milhões de ucranianos já deixaram o país para escapar dos conflitos. Segundo a Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados (ACNUR), o número de refugiados já chega a quase dois milhões de pessoas – e ainda há muitos que estão tentando sair do país.

Glossário

Refugiado = pessoa que sai do seu país para escapar de guerras, perseguições, conflitos, entre outros.

Como os corredores humanitários foram criados?

Após uma segunda rodada de negociações entre representantes da Rússia e da Ucrânia, os dois países decidiram criar corredores humanitários no território ucraniano. A reunião ocorreu em 3 de março, em Belarus.

Além da decisão de estabelecer corredores humanitários, os representantes presentes no encontro definiram que esses espaços servirão para o envio de medicamentos, alimentos e ajuda humanitária para a população da Ucrânia, que está sofrendo com os ataques militares russos.

A segunda rodada de negociações entre os dois países aconteceu três dias após a primeira. Na ocasião, representantes dos dois lados se reuniram em Belarus para conversar sobre o conflito, mas não conseguiram chegar a um acordo que agradasse a todos. Sendo assim, a guerra continuou sem nenhuma alteração.

Na Eslováquia, água, comida, roupas e itens essenciais foram recebidos como doações para serem distribuídas para os recém-chegados da Ucrânia. Foto: Christopher Furlong/Getty Images

Por enquanto, não existe um acordo sobre o fim definitivo da guerra. Um dos representantes da Rússia na negociação, Vladimir Medinsky, chegou a afirmar que já foram feitos progressos “substanciais” (ou seja, significativos) nas negociações. No entanto, não anunciou quais teriam sido esses avanços. 

Fontes: Agência Brasil, CNN Brasil, Estadão, Folha de S. Paulo, G1, NPR, Página do Filippo Grandi no Twitter, Poder360 e Revista Fórum.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • aluno.somar7

    2 anos atrás

    oi sou aluna da somar essa reportagem e importante pois temos que saber sobre o mundo que vivemos

  • aluno.somar4

    2 anos atrás

    o texto e muito bem escrito pois adultos e crianças e jovens saberem o que ta acontecendo no mundo

  • Aluno P. São Gabriel

    2 anos atrás

    reportagem muito importante.

  • THEO PAES LEME LISBOA

    2 anos atrás

    que triste

  • teresaeolivia

    2 anos atrás

    o texto é muito bem escrito tenho 9 anos e acho muito importante crianças e jovens saberem sobre oque esta acontecendo no mundo.

  • Mauricio De Micheli Stefanini De Micheli

    2 anos atrás

    Ka kosa boa!❤️

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido