A decisão foi tomada após uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Foto: Lucas Figueiredo/CBF/ Fotos Públicas

A seleção brasileira masculina de futebol publicou um manifesto nas redes sociais do time, em 8 de junho, posicionando-se sobre a realização da Copa América no Brasil. No texto, os jogadores afirmam que o grupo possui ideias diferentes, mas que, independentemente das razões de cada um deles, sejam elas “profissionais ou humanitárias”, são contra a realização do evento em nosso país.

Apesar disso, a equipe afirma que irá disputar o campeonato. “(…) somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde e amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à seleção brasileira”, disseram na nota.

A decisão foi tomada após uma partida das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O jogo, disputado contra o Paraguai, terminou em 2 a 0 para o time brasileiro.

A Copa América 2021 está marcada para começar em 13 de junho, data do primeiro jogo da seleção no campeonato, contra a Venezuela.

Leia o manifesto completo da seleção brasileira
“Quando nasce um brasileiro, nasce um torcedor. E para os mais de 200 milhões de torcedores escrevemos essa carta para expor nossa opinião quanto à realização da Copa América.
Somos um grupo coeso, porém, com ideias distintas. Por diversas razões, sejam elas humanitárias ou de cunho profissional, estamos insatisfeitos com a condução da Copa América pela Conmebol, fosse ela sediada tardiamente no Chile ou mesmo no Brasil.
Todos os fatos recentes nos levam a acreditar em um processo inadequado em sua realização.
É importante frisar que em nenhum momento quisemos tornar essa discussão política. Somos conscientes da importância da nossa posição, acompanhamos o que é veiculado pela mídia, estamos presentes nas redes sociais. Nós nos manifestamos, também, para evitar que mais notícias falsas envolvendo nosso nome circulem à revelia dos fatos verdadeiros.
Por fim, lembramos que somos trabalhadores, profissionais do futebol. Temos uma missão a cumprir com a histórica camisa verde e amarela pentacampeã do mundo. Somos contra a organização da Copa América, mas nunca diremos não à seleção brasileira.”

Entenda a polêmica
Planejada para ocorrer na Colômbia e na Argentina, a Copa América 2021 foi transferida para o Brasil em 31 de maio – relembre o caso aqui. Enquanto a Colômbia foi cancelada como sede em 20 de maio por causa da onda de protestos que está ocorrendo no país (saiba mais aqui), a Argentina desistiu de receber os jogos dez dias depois, em virtude do aumento de casos de covid-19 no país. 

Mas a decisão de transferir o evento para o Brasil não foi bem recebida por todos. Quem é contra a realização da Copa América aqui afirma que o país não tem condições de receber todos os jogadores, árbitros, jornalistas, turistas e demais pessoas envolvidas no evento agora, já que isso poderia provocar um aumento no número de casos de covid-19. Parte dos torcedores também afirma que o torneio está muito próximo a outros campeonatos (como as eliminatórias para a Copa do Mundo), o que prejudicaria o desempenho da seleção.

Por outro lado, quem é a favor de o Brasil sediar o evento defende que haverá uma série de protocolos de saúde a serem seguidos, o que fará com que o número de casos contra a covid-19 não aumente. Além disso, como outros campeonatos de futebol foram mantidos, como a Libertadores, algumas pessoas afirmam que não faria sentido cancelar somente a Copa América.

Fontes: CNN Brasil, GE, Folha de S.Paulo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • luiz

    2 anos atrás

    mutho legal

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido