Manifestação em Medellín, na Colômbia, em 1° de maio de 2021. Foto: Fredy Builes/Getty Images

Desde 28 de abril, colombianos estão indo às ruas para protestar contra o projeto de lei que definiria mudanças em um tipo de imposto – saiba mais abaixo. Apesar de o projeto já ter sido cancelado e do ministro da Fazenda (responsável por cuidar da economia), Alberto Carrasquilla, ter se demitido do cargo, manifestantes continuam indo às ruas para pedir que o governo mude a forma como está lidando com a pandemia do novo coronavírus. 

O que motivou os protestos?

Os manifestantes começaram a protestar contra a lei que define o aumento de impostos sobre serviços básicos e imposto de renda (um valor pago sobre todos os rendimentos do ano, como salários e aluguel). Por causa da movimentação, o projeto foi revogado e novas medidas estão sendo discutidas. Como antes uma das principais insatisfações era que o projeto prejudicaria muito a classe média, a ideia é que a nova proposta se concentre em taxar principalmente grandes empresas e pessoas mais ricas. 

Agora, parte dos colombianos continua organizando protestos, mas, desta vez, pede mudanças do governo no enfrentamento da crise do novo coronavírus. Alguns dos pedidos são: reabertura do comércio, melhorias na área da saúde e ajuda aos trabalhadores afetados pela pandemia.

De acordo com o site Our World in Data, a Colômbia registrou 11.599 novos casos de covid-19 em 3 de maio de 2021. 

Confronto entre policiais e manifestantes

Até a publicação desta reportagem, 19 pessoas haviam morrido e mais de 800 ficado feridas em consequência de confrontos entre manifestantes e policiais desde o início dos protestos. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou, em 4 de maio, que condena o “uso excessivo de força” da polícia nesses episódios. 

Em um comunicado oficial, a porta-voz do Alto Comissariado da ONU Para os Direitos Humanos, Marta Hurtado, afirmou que vai verificar os números exatos das vítimas do protesto que ocorreu em 3 de maio na cidade de Cali, considerado o mais violento dessa onda de manifestações que estão ocorrendo. “Estamos profundamente alarmados pelos acontecimentos ocorridos na cidade de Cali, na Colômbia, na noite passada, quando a polícia abriu fogo contra os manifestantes que protestavam contra a reforma tributária, matando e ferindo várias pessoas, segundo as informações recebidas”, disse. 

Fontes: Folha de S.Paulo, Exame, O Globo, Our World in Data

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • letier

    2 anos atrás

    Adorei.

  • Sofia Rezende Rizzo Barbosa

    2 anos atrás

    Quantas noticias! Amei ver sobre a Colômbia. Achei interessante os protestos que estão passando por lá.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido