O funeral começou com a banda da Guarda Real no Castelo de Windsor. Foto: Pool/Samir Hussein/WireImage

O funeral do príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, que morreu aos 99 anos, em 9 de abril, foi realizado no dia 17 do mesmo mês. A cerimônia ocorreu na cidade de Windsor, na Inglaterra, e foi transmitida para o público pelo YouTube.

Por causa da covid-19, o evento teve a presença apenas dos familiares mais íntimos de Philip, que somaram cerca de 30 pessoas. Além da rainha, os quatro filhos do casal, os cônjuges (ou seja, maridos e esposas) e os netos compareceram ao funeral. Os filhos da irmã da rainha e alguns parentes de Philip que moram na Alemanha também participaram da cerimônia.

Harry, neto de Philip que teve uma série de conflitos com a família e renunciou a seus títulos da realeza, também estava presente. Entretanto, a esposa dele, a atriz Meghan Markle, que está grávida, não foi ao funeral, pois os médicos desaconselharam a viagem. Ela e o marido moram agora nos Estados Unidos e, como todas as pessoas que chegam do exterior ao Reino Unido, Harry teve que fazer quarentena e testes de covid-19.

Príncipe Harry e príncipe William caminham até a capela. Foi a primeira vez que os irmãos se encontraram após Harry renunciar a seus títulos reais. Foto: Mark Large-WPA Pool/Getty Images

Cortejo, missa e homenagens militares

O funeral ocorreu no Castelo de Windsor, uma das residências da realeza, e começou com a banda da Guarda Real. Depois disso, um cortejo levou o caixão de Philip até a Capela de São Jorge (que fica próxima ao prédio principal do castelo). Os filhos e netos do príncipe caminharam atrás do caixão. Já a rainha foi até a igreja no seu veículo oficial. Entre as homenagens ao duque de Edimburgo, houve um minuto de silêncio, o toque de sinos e do hino nacional e uma salva de tiros. A pedido de Philip, nenhum discurso foi feito na cerimônia.

Um cortejo de oito minutos levou o caixão do príncipe Philip até a Capela de São Jorge. A rainha fez o trajeto no seu carro oficial. Foto: Pool/Samir Hussein/WireImage

Apesar de Charles, William, Harry e outros membros da família não terem usado máscaras enquanto caminhavam até a capela, lá dentro todos mantiveram o distanciamento social e tiveram que usar a proteção facial. Já a rainha, por sua idade, ficou isolada dos outros convidados e permaneceu de máscara o tempo todo.

Durante a missa, a rainha respeitou o distanciamento social e se manteve de máscara o tempo todo. Foto: Jonathan Brady – WPA Pool/Getty Images

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a realeza pediu que as pessoas não se reunissem em frente ao castelo nem deixassem flores nos jardins da propriedade (como é de costume nesse tipo de ocasião). Mesmo assim, várias pessoas se reuniram na área externa para “acompanhar” o funeral – muitas sem máscara!

Do lado de fora das muralhas do Castelo de Windsor, muita gente se aglomerou para prestar homenagem ao príncipe. Foto: Christopher Furlong/Getty Images

Philip foi enterrado no jazigo real da Capela de São Jorge. Mas, quando a rainha morrer, os dois devem ser transferidos para a Capela do Memorial do Rei George VI, onde o pai de Elizabeth II está enterrado.

O Castelo de Windsor e a Capela de São Jorge

A cerca de uma hora de Londres, o Castelo de Windsor é umas das residências oficiais da realeza britânica e o local onde a rainha Elizabeth II preferiu se isolar durante a pandemia do novo coronavírus. Ele foi construído no século 11, na Idade Média, ocupa uma área de mais de 50 mil metros quadrados e é o palácio habitado por mais tempo (cerca de 900 anos!) do mundo todo.

Dentro de suas muralhas, encontra-se também a Capela de São Jorge, uma igreja de estilo arquitetônico gótico – com torres, arcos, abóbodas e vitrais. Além de diversos funerais, foi lá que foram realizados alguns casamentos da realeza britânica, como o de Harry e Meghan e o segundo casamento do príncipe Charles, com Camila Parker Bowles.

O carro com o caixão do príncipe Philip chega à Capela de São Jorge, uma construção da Idade Média. Foto: Pool/Max Mumby/Getty Images

Fontes: BBC, G1, O Globo e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Helena

    2 anos atrás

    que triste ???????????????????????

  • luiza moura

    2 anos atrás

    que triste

  • VINICIUS LIMA SANTANA

    3 anos atrás

    Porque o príncipe Philip era casado com a Rainha e não era Rei?

  • Arthur Rizzotti Merencio

    2 anos atrás

    Porque ele abdicou de suas funções reais, então ele não era considerado Rei do Reino Unido. Isso ocorreu em 2017

  • Letícia

    3 anos atrás

    adore viu essa história.

  • Enzo

    3 anos atrás

    achei triste

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido