Philip-Abre-GettyImages
Foto em memória do príncipe Philip no dia de sua morte. Foto: Chris Jackson/Getty Images

A realeza britânica anunciou, em 9 de abril, a morte do príncipe Philip, marido da Rainha Elizabeth II. De acordo com o comunicado, o príncipe de 99 anos morreu “em paz” na manhã do mesmo dia no Castelo de Windsor, na Inglaterra, uma das propriedades da família. Até a publicação desta matéria, a causa oficial da morte ainda não havia sido divulgada.

O príncipe completaria 100 anos, em junho. Ele estava em Windsor com a família desde 16 de março, após ter ficado cerca de um mês no hospital para tratar uma infecção e, mais tarde, fazer uma cirurgia no coração. Elizabeth e ele tinham decidido morar no castelo de Windsor para se isolar durante a pandemia do novo coronavírus. 

Philip tinha um papel simbólico na monarquia britânica. Isso significa que, enquanto a esposa é a encarregada de governar o Reino Unido – com o primeiro-ministro e o Parlamento –, ele não exercia um cargo oficial na administração do país. Como sinal de respeito à autoridade de Elizabeth, o príncipe ficava sempre um passo atrás dela nos eventos oficiais da realeza.

Philip-Papel-Simbolico-GettyImages
Com papel simbólico na monarquia britânica, o príncipe Philip se mantinha um passo atrás da rainha Elizabeth em eventos oficiais da realeza. Foto: Sean Gallup/Getty Images

Homenagens ao príncipe no Reino Unido
O sino da Abadia de Westminster, local onde o príncipe se casou com Elizabeth, no ano de 1947, soou uma vez por minuto, durante 99 minutos, a partir das 18 horas (pelo horário local de Londres) em respeito à morte de Philip. Já o Parlamento, que está fechado por conta do feriado de Páscoa e deveria retomar suas atividades na segunda-feira, irá reabrir somente na terça-feira, dia 13 de abril, em sinal de luto.

Habitantes do Reino Unido também estão prestando homenagens ao príncipe. Em frente ao Palácio de Buckingham (residência da família real em Londres, na Inglaterra), britânicos estão deixando flores e bilhetes para celebrar a vida de Philip. Mas a orientação da realeza é que as pessoas não se aglomerem no local para evitar que o novo coronavírus se espalhe.

Philip-Homenagens-GettyImages
Em meio à pandemia do novo coronavírus, cidadãos do Reino Unido deixam flores e bilhetes em frente ao Palácio de Buckingham, em Londres, em homenagem ao príncipe Philip. Foto: Leon Neal/Getty Images

O legado de Philip
De acordo com o site oficial da família real, até ter decidido se aposentar (ou seja, deixar de participar dos compromissos da realeza), em 2017, Philip participou de 22 mil compromissos sem a presença do resto da família, atuou como defensor de quase 800 organizações e fez quase 5.500 discursos.

O príncipe era conhecido por acreditar que a realeza tinha que se adaptar aos avanços de cada época. Ele instalou interfones para que os funcionários do palácio não precisassem mandar mensagens por carta para a rainha, fazia seu próprio café da manhã no quarto com uma frigideira elétrica e, quando descobriu que o palácio tinha duas cozinhas, usadas apenas para alimentar a família real, mandou fechar uma delas.

Linha do tempo da vida de Philip

1921 – Nasce em Corfu, na Grécia. Recebe o título de príncipe da Grécia e Dinamarca por ser filho do príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca (na realeza, os pais passam os títulos para os filhos).

1922 – Constantine I, rei da Grécia e tio de Philip, deixa o trono após a Grécia perder a Guerra Greco-Turca. Para não sofrer ataques em virtude da instabilidade da nação, a família real deixa o país e se muda para a França.

1928 – Philip se muda para a Inglaterra.

1939 – Entra na Marinha britânica. Como membro da organização, participa de combates da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). No mesmo ano, conhece Elizabeth. Na época, ela ainda era princesa do Reino Unido. 

1947 – Anuncia noivado com Elizabeth. Para fazer parte da família real britânica, Philip abandona o título de príncipe da Grécia e Dinamarca e se naturaliza britânico (ou seja, torna-se oficialmente um cidadão do Reino Unido). Em novembro, casa-se com Elizabeth e recebe o título de duque de Edimburgo.

Philip-CasamentoGettyImages
Em 20 de novembro de 1947, recém-casados, a princesa Elizabeth e o príncipe Philip acenam para a população de uma sacada no Palácio de Buckingham. Foto: Keystone/Getty Images

1948 – Nasce o príncipe Charles, o primeiro filho de Elizabeth e Philip.

1950 – Nasce a princesa Anne, a segunda filha do casal.

Philip-Filhos-1-GettyImages
Em 1951, Elizabeth, ainda princesa, e Philip com os filhos Charles e Anne. Foto: Keystone/Hulton Archive/Getty Images

1952 – Morre o pai de Elizabeth, o rei George VI. Com isso, ela assume o trono e se torna a rainha Elizabeth II. Philip precisa abandonar a Marinha para se dedicar às obrigações e compromissos da realeza, dando apoio à nova monarca.

1957 – Philip recebe o título de príncipe britânico.   

1960 – Nasce o príncipe Andrew, terceiro filho de Philip e Elizabeth.

1964 – Nasce o príncipe Edward, quarto filho do casal.

Philip-Filhos-2-GettyImages
Em 1972, a rainha e o príncipe no Palácio de Buckingham com todos os filhos: Anne, Andrew, Edward e Charles (da esquerda para a direita). Foto: Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images

2017 – Philip, já com 96 anos, decide se aposentar. Ao todo, o príncipe passou 65 anos servindo a realeza britânica. Além disso, em 2017, ele e a rainha completam 70 anos de casados.

Philip-idosos-GettyImages
Os monarcas foram casados por 74 anos, o casamento mais longo da história da família real britânica. Foto: Samir Hussein/WireImage

2021 – Morre no dia 9 de abril, aos 99 anos.

Fontes: BBC, CBS News, Folha de S.Paulo, Forbes, NY Post, site oficial da realeza britânica e The Guardian.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (12)

  • aluno.helenacosta@colegiomagister.com.br

    2 anos atrás

    Sim eu acho bem triste está noticia,porem é verdade

  • Beatriz Eufrazino Gondim

    2 anos atrás

    Ele foi muito bom e finalmente descansou.

  • Saiba como foi o funeral do príncipe Philip - Jornal Joca

    2 anos atrás

    […] […]

  • Gabriela

    2 anos atrás

    Que triste

  • manuella.lara@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    ?

  • clara

    2 anos atrás

    Meus pesames

  • rainhadapaz1

    2 anos atrás

    ?

  • 2 anos atrás

    ?

  • olivia.shin@alunopueri.com.br

    2 anos atrás

    Foi bem triste ?

  • Valentina T Vieira BR

    2 anos atrás

    Fiquei muito triste com o falecimento do príncipe TmT

  • Isabela

    2 anos atrás

    Oi

  • Beatriz Castro

    2 anos atrás

    oi isa

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido