Uma entrevista com o príncipe Harry e a esposa, Meghan Markle, foi ao ar na televisão norte-americana em 7 de março. Na conversa com a apresentadora Oprah Winfrey, os dois falaram sobre as dificuldades que enfrentaram como membros da realeza do Reino Unido, como o racismo sofrido por Meghan e pelo filho do casal, Archie, e a sensação de solidão sentida por ela durante o período em que viveu na Inglaterra. Confira alguns dos principais trechos da entrevista.

RACISMO CONTRA ARCHIE
Segundo o casal, quando Meghan estava grávida, um membro da família real teria dito, em conversas, que estava preocupado com o “quão escura poderia ser a pele do bebê”, já que a mãe é descendente de negros. O casal não contou quem fez os comentários. Depois da entrevista, Oprah revelou que Harry deixou claro que essas falas não foram da rainha Elizabeth II nem do marido dela, Philip.

MUDANÇA DE PAÍS
Quando se casou com o príncipe Harry, em 2018, Meghan recebeu o título de duquesa de Sussex e passou a fazer parte da família real. Porém, no início de 2020, o casal anunciou que deixaria a realeza — perdendo títulos (príncipe e duquesa), deixando de cumprir com os deveres dos cargos e abrindo mão de receber parte do dinheiro que o governo britânico concede à família real.

Depois de abandonar os cargos, os dois foram morar nos Estados Unidos. Nunca ficou clara, porém, a razão da mudança de país. Na entrevista, Oprah perguntou se teria sido o racismo que Meghan e o bebê tinham sofrido por parte dos veículos de comunicação do Reino Unido. Harry respondeu: “Foi em grande parte por causa disso”

Veículos foram criticados, por exemplo, por comparar Archie com um chimpanzé (insinuar que uma pessoa parece com um macaco é um ato de racismo) e dar a entender que Meghan teria menos valor por causa da cor da pele. O apresentador que fez a comparação com o chimpanzé foi demitido. A maioria dos veículos que supostamente teria feito comentários racistas nega as acusações.

SAÚDE MENTAL
Durante a entrevista, Meghan falou sobre a sensação de solidão e perda de liberdade que vivenciou. “Quando me juntei àquela família [família real britânica], foi a última vez, até virmos para cá [EUA], que vi meu passaporte, minha carteira de motorista, minhas chaves… tudo isso é entregue a eles”, afirmou ela.

De acordo com Meghan, apesar de buscar por apoio naquele momento, a ajuda para cuidar de sua saúde mental foi negada. “Fui à instituição [família real] e disse que precisava procurar ajuda em algum lugar, que nunca tinha me sentido assim, e me disseram que não poderia, que isso não seria bom para a instituição”, relembrou durante a entrevista.

#pracegover: a foto mostra Harry, de terno cinza, e Meghan, de vestido preto, sentados em um jardim enquanto conversam com Oprah, que usa roupa cor-de-rosa. Foto: Harpo Productions/Joe Pugliese via Getty Images

O que diz a Família Real?
Em comunicado divulgado um dia após a entrevista, representantes da família real afirmaram: “Toda a família está triste ao saber quão desafiadores os últimos anos têm sido para Harry e Meghan. As questões levantadas, principalmente de raça, são preocupantes. Embora algumas lembranças possam variar, elas serão levadas muito a sério e tratadas pela família em particular. Harry, Meghan e Archie sempre serão membros muito queridos da família”.

Fontes: BBC, CBS e El País.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 166 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido