olimpíadas-inverno-home
olimpíadas-inverno-home

A edição de 2020 dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que ocorreu entre 9 e 22 de janeiro na cidade de Lausanne, na Suíça, terminou com a Rússia conquistando o maior número de medalhas. O país levou 27 ao todo, sendo 9 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze.

Apesar de não ter recebido nenhuma medalha, o Brasil também fez história nessa edição. O atleta Noah Bethonico, que competiu no snowboard cross, ficou em 11° lugar na modalidade, a melhor posição conquistada por um brasileiro na história dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude.

Os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude acontecem a cada quatro anos e reúnem modalidades que podem ser disputadas no gelo e na neve. Os atletas devem ter entre 15 e 18 anos. Ao todo, 70 países participaram da terceira edição.

O Brasil no gelo

O nosso país foi representado por 12 atletas e participou de seis das 14 modalidades. Veja quais foram e como funcionam:

Curling: é um jogo de times em que o objetivo é deixar pedras de granito o mais perto possível do alvo. Para isso, são usadas vassouras para tornar a pista mais lisa, já que no começo da partida ela é borrifada com gotas d’água, que viram gelo e a deixam áspera. Vale também usar suas pedras para tirar de campo as do time adversário.

Esqui cross-country: corridas de esqui em que os participantes competem em duas modalidades: clássica e freestyle (ou estilo livre, em português). Enquanto na clássica eles esquiam em linha reta nas pistas cobertas de neve, na freestyle os terrenos são mais irregulares, por isso exigem mais criatividade dos atletas para encarar as subidas e descidas.

Biatlo: além de realizar uma prova de esqui, os atletas participam de uma competição de tiro em duas posições: de pé e deitados. A pontuação do competidor depende da soma das duas provas.

Snowboard cross: parece surfe na neve. Os atletas fazem manobras na pista de gelo em cima de uma prancha.

Monobob: é como uma corrida de trenós. Os participantes descem uma ladeira de neve e o ganhador é quem completa a prova em menos tempo.

Skeleton: o skeleton também usa trenós, mas os atletas fazem o percurso deitados de barriga para baixo e cabeça para a frente.

As modalidades que não tiveram participação do Brasil foram: esqui nos Alpes, combinado nórdico (que une uma prova de esqui cross-country com uma de salto), hóquei no gelo, luge (parecido com o skeleton, mas neste os atletas fazem o percurso com a cabeça para a frente, ou seja, de costas para o percurso), patinação artística, patinação de velocidade, esqui estilo livre e saltos com esqui.

Fontes: Agência Brasil, CBDN, Globo Esporte, Lausanne 2020 e Olympic Channel, O Paraná, Superinteressante.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido