Imagem: Xavier Laine/Getty Images

No dia 4 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de abertura oficial dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Quem comandou o espetáculo foi o diretor de cinema de ação Zhang Yimou, um dos mais respeitados do país e que também foi responsável pela abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2018.

“Desta vez, mostraremos menos sobre a cultura antiga”, disse Zhang em depoimento à mídia estatal (ou seja, controlada pelo governo) chinesa dias antes do evento. “Vamos transmitir uma sensação de modernidade, que está olhando para a frente. Esta é uma nova era”, completou. O diretor cumpriu a promessa, uma vez que os comentários nas redes sociais e na mídia global foram de que a apresentação mostrou uma nova China.

Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Muitos líderes internacionais, como o presidente dos Estados Unidos, não estiveram presentes por discordar de atitudes do governo chinês e afirmar que ele está violando direitos humanos. Outros representantes de países não foram apenas por causa das restrições causadas pela covid-19. As delegações das nações com os atletas entraram normalmente e não foram registrados protestos.

A cerimônia teve uma cascata de luz e imagens projetadas relembrando edições passadas da Olimpíada. A pira com o fogo tradicional levado pela tocha olímpica foi bem menor do que em outras edições, para simbolizar o compromisso da China em diminuir a emissão de carbono pelos próximos anos.

Os Jogos Olímpicos de Inverno vão funcionar com restrições e distanciamento social para evitar novos surtos de covid-19. Assista aos melhores momentos da cerimônia no vídeo abaixo.

Fontes: Globo Esporte, Agência Brasil e Folha de S.Paulo.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • cruzsessions

    2 anos atrás

    Bem locococo

  • Marcos

    2 anos atrás

    Bem loco

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido