BUENOS AIRES, ARGENTINA - OCTOBER 06: Argentine olympians and gold medalists Paula Pareto and Santiago Lange light the the Olympic Cauldron during the opening ceremony of the Buenos Aires 2018 Youth Olympic Games at Obelisco monument on October 06, 2018 in Buenos Aires, Argentina. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)
A tocha representante dos Jogos Olímpicos da Juventude esteve acesa durante a cerimônia de abertura na Argentina. Foto: Amilcar Orfali/Getty Images

Os Jogos Olímpicos da Juventude tiveram início no dia 6 de outubro com uma cerimônia de abertura na Avenida Nove de Julho, em Buenos Aires, capital da Argentina. O evento, voltado a atletas menores de 18 anos, termina no dia 18 de outubro.

A cerimônia de abertura aconteceu, pela primeira vez na história de jogos, em uma rua aberta ao público. Os 12 adolescentes tailandeses, presos em uma caverna por acidente em junho, estiveram presentes.

Convidados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o time Javalis Selvagens jogou um amistoso de futebol com o time argentino sub 13 River Plate, na manhã do dia 6 de outubro. O placar terminou empatado em 3 a 3.

A equipe “Javalis Selvagens” antes de jogar um amistoso contra a seleção de jovens do tradicional clube River Plate. Foto: Cecilia Caminos/Getty Images

O evento

A celebração é a terceira edição desse tipo de Olimpíada. Os jogos são administrados e realizados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) — organização criada em 1984 para promover o esporte pelo mundo.

O Brasil participa com 79 atletas entre 15 a 18 anos. A equipe competirá em 25 modalidades e o futsal masculino é a única coletiva.

O grupo brasileiro deste ano é menor em relação ao que foi para os últimos Jogos Olímpicos da Juventude. Em 2014, com 97 atletas, o Brasil conquistou 15 medalhas.

A bandeira do Brasil esteve presente durante o desfile dos atletas. Foto: Buda Mendes/Getty Images

Em 2018, Buenos Aires receberá aproximadamente quatro mil atletas de 205 países disputando 280 provas em 36 modalidades.

Outra novidade são as novas modalidades experimentados no evento. Conheça algumas delas:

Basquete 3×3
Contando com apenas três jogadores, fará sua estreia na versão adulta na Olimpíada Tóquio 2020.

Kitesurf
Está programado para a Olimpíada Paris 2024. No esporte, é possível surfar e velejar ao mesmo tempo.

Breaking (dança)
Como também uma forma de teste, visa uma aproximação com o público jovem e é a primeira vez que é incorporada a um programa olímpico.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido