No início de agosto, o Dia de Doar Kids e o Joca, entre outros parceiros, lançaram a seguinte pergunta para crianças e jovens: “Quais são as três coisas que eu quero melhorar no mundo?”. O resultado do levantamento on-line foi divulgado no fim de outubro, com as respostas de 450 participantes, de todo o Brasil (e até alguns do exterior) com idade entre 5 e 18 anos.

No balanço de todo o material recebido, o tema que apareceu em primeiro lugar foi acabar com a violência (como assaltos, brigas e crimes), com 7,3% das respostas. Depois, vieram: mais saúde para todos ou melhorar a saúde (6,8%) e melhorar a educação e o direito a estudar (também com 6,8%).

A covid-19 não ficou de fora: na média das três perguntas, 5,8% dos jovens disseram que, para um mundo melhor, gostariam que o novo coronavírus acabasse. Considerando apenas a primeira resposta dos participantes (ou seja, a primeira coisa que eles querem para melhorar o mundo), o assunto se mostrou ainda mais presente: liderou com 10,3%. Em seguida veio melhorar a educação e o direito de estudar (8,7%).

A partir dos resultados da pesquisa, a equipe do Dia de Doar Kids está planejando materiais para educadores, além de iniciativas para crianças e jovens e estudos a serem divulgados para a sociedade em geral. Confira o levantamento completo no site: bit.ly/resultado-tres-coisas-mundo.

Os dez temas que mais apareceram na pesquisa
Acabar com a violência (assaltos, brigas, crimes) – 7,3%
Mais saúde para todos/melhorar a saúde – 6,8%
Melhorar a educação e o direito de estudar – 6,8%
Acabar com a desigualdade social – 6,3%
Acabar com o coronavírus – 5,8%
Acabar com a fome – 5,2%
Mais empatia/compaixão/amor ao próximo – 4,6%
Mais solidariedade – 4,3%
Acabar com o racismo – 4,2%
Menos poluição (ar e água) – 4,2%

Dia de Doar: surgiu nos Estados Unidos, em 2012, e ocorre em mais de 50 países. A cada ano, a data muda e segue as comemorações do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), da Black Friday (sexta-feira de promoções no comércio) e da Cyber Monday (segunda-feira de descontos on-line). Por isso, o nome original é Giving Tuesday, ou seja, terça-feira da doação. Em 2020, será em 1º de dezembro. O Dia de Doar Kids é uma iniciativa para envolver crianças, escolas e famílias nesse movimento. Saiba mais em: diadedoarkids.org.br.

#pracegover: uma menina de cabelos compridos e cacheados empresta seu material para uma colega de cabelos loiros. Foto: Getty Images

No site do Joca, relembre o dia de doar de 2019: bit.ly/dia-de-doar-2019

Fonte: Dia de Doar Kids.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 160 do jornal Joca.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido