Filme foi feito por meio de técnica que utiliza modelos reais dos personagens para capturar seus movimentos. Crédito de imagem: Netflix/divulgação

Pinóquio, filme de Guillermo del Toro, levou o Oscar de Melhor Animação de 2022. A cerimônia de entrega do troféu ocorreu em 12 de março, em Los Angeles (Estados Unidos). Além da animação, o Oscar premiou outras produções, em categorias como Melhor Atriz, Melhor Ator e Melhor Filme.

Oscar: premiação de cinema mais famosa do mundo, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, fundada em 1927. A cerimônia de entrega dos prêmios é realizada anualmente em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Pinóquio, de Del Toro, faz uma releitura da clássica história do menino de madeira que sonha em ser de verdade. O boneco, que vive com o pai, Gepeto, e tem a ajuda do Grilo Falante em suas aventuras, deve aprender a obedecer o mais velho e não mentir. No entanto, o encontro com o maldoso Conde Volpe e seu assistente Spazzatura coloca Pinóquio em diversas enrascadas.

Em tradução livre do inglês, Del Toro publicou no Twitter: “A vida é a jornada, o amor é a recompensa. Agradeço à Academia por homenagear Pinóquio como Melhor Animação no Oscar deste ano! Parabéns a toda a equipe por trás deste filme inovador!”.

Depois de receber o prêmio, o diretor mexicano aproveitou para defender o estilo de produção cinematográfica em seu discurso. “Animação é cinema. Animação não é um gênero. A animação está pronta para ser levada para a próxima etapa. Mantenham a animação na conversa”, disse. O filme foi produzido com a técnica de stop motion, que utiliza objetos reais, fotografados em posições diferentes, para transmitir a ilusão de movimento (entenda como assistindo ao vídeo abaixo, publicado pela Netflix).

Além de Pinóquio, competiam na categoria as seguintes animações: Gatos de Botas 2: O Último Pedido, Red: Crescer É uma Fera, A Fera do Mar e Marcel The Shell with Shoes on. Saiba mais sobre cada um deles no portal do Joca, clicando aqui. Pinóquio, de Guillermo del Toro, está disponível no streaming da Netflix. A classificação indicativa é para pessoas a partir de 12 anos.

Guillermo del Toro nos bastidores do Oscar, em 12 de março de 2023. Crédito de imagem: Richard Harbaugh/A.M.P.A.S.Getty Images/reprodução

Fontes: Guillermo del Toro, The Academy, Netflix, Omelete e UOL.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido