A pesquisa foi feita por telefone. Foto: Rafael Henrique/Sopa Images/LightRocket via Getty Images

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para divulgar dados sobre a população e o desenvolvimento do país, ganhou uma versão especial desde abril: a Pnad-Covid-19.

A novidade busca realizar um levantamento da doença no Brasil, estimando o número de brasileiros que possuem sintomas da covid-19, quais são as demandas e opiniões das pessoas sobre o sistema de saúde e como a pandemia está afetando o trabalho delas.

O que é a Pnad- Contínua?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua é um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que busca entender o que acontece na vida dos brasileiros. A pesquisa envolve temas como educação, acesso à informação e tecnologia, trabalho e as condições de vida de crianças e jovens.

Existem quatro tipos de Pnad-C: uma divulgada todos os meses (mensal); uma divulgada a cada trimestre (com mais informações); a anual, que é a mais completa; e a variável, que é sobre temas diferentes e é publicada ocasionalmente.

Como a Pnad-Covid-19 foi feita?

Os primeiros dados para a pesquisa foram coletados em 4 de maio, com entrevistas realizadas por telefone em cerca de 193 mil domicílios. A pesquisa acompanhará esses entrevistados todos os meses.

As perguntas feitas aos entrevistados possuem dois temas:

  • Saúde: é questionado se o entrevistado possuiu algum sintoma da doença e se buscou atendimento médico, por exemplo;
  • Trabalho: busca entender quantos entrevistados estão empregados e desempregados a cada mês, quantos estão trabalhando em casa, entre outros dados.

A previsão do IBGE é que a pesquisa seja divulgada semanalmente (abordando dados do Brasil como um todo) e mensalmente (com dados de cada estado).

Principais dados divulgados pela pesquisa

  • 7,5 % da população declarou ter tido algum sintoma relacionado à doença entre 31 de maio e 6 de junho;
  • 2,8 milhões de pessoas com sintomas buscaram estabelecimentos de saúde, enquanto 13 milhões não procuraram (entre 31 de maio e 6 de junho);
  • Entre as pessoas que buscaram estabelecimentos de saúde em maio, apenas 113 mil foram internadas. Cerca de um milhão das que procuraram esses serviços, por outro lado, não foram internadas;
  • 13,5 milhões de pessoas estavam afastadas do trabalho por causa da pandemia e 8,9 milhões estavam trabalhando em casa entre os dias 31 de maio e 6 de junho;
  • Dor de cabeça foi o sintoma de covid-19 que mais pessoas tiveram entre 7 e 13 de junho.

Fonte: IBGE.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (3)

  • Ana Rose Soares Santana

    3 anos atrás

    e muito importante saber dessas notícias todas, até porque eu nao fico muito ligada nos jornal prefiro youtube ou netflix, mais e bom de vez em quando ver uma notícia!!

  • luana beatriz de medeiros

    3 anos atrás

    é muito importante saber dessa noticia pois nao fiquei ligada no jornal o que a cobou fiquei totalmente sem saber de nada

  • luana

    3 anos atrás

    é muito importante saber dessa noticia!!!!

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido