As chuvas fortes que ocorreram no mês de fevereiro causaram enchentes, deslizamentos e quedas de energia e tiraram centenas de pessoas de casa ao redor do país. O Acre decretou situação de emergência em 16 de fevereiro, porque, além das enchentes, enfrenta surtos de dengue e covid-19 e uma crise migratória na fronteira com o Peru. Um estado decreta situação de emergência quando passa por um acontecimento anormal, como um desastre. Então, o poder público local pode pedir ajuda financeira ou reforço policial.

No Espírito Santo, as chuvas fortes começaram em 17 de fevereiro. Por lá, 769 pessoas ficaram desalojadas por causa de enchentes e 59 estavam desabrigadas em 22 de fevereiro, de acordo com a Defesa Civil do estado. Entretanto, no dia seguinte, o órgão divulgou que o número de desalojados ou desabrigados tinha diminuído para 410.

#pracegover: foto aérea de área atingida pela enchente no Acre. É possível ver um local com muitas casas e alagamentos. Foto: Marcos Vicentti

Mais chuvas pelo Brasil

Minas Gerais: desde 18 de fevereiro, o estado é atingido por chuvas fortes. Na cidade de Santa Maria de Itabira, seis pessoas morreram por causa de um deslizamento de terra. No município de Carangola, um dos mais atingidos, há cerca de 1.100 desalojados, de acordo o governo do estado em 23 de fevereiro.

Rio de Janeiro: por causa das chuvas, o rio Carangola, que fica entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, transbordou em 20 de fevereiro. A enchente deixou mais de 3 mil desalojados e 126 desabrigados em Porciúncula (RJ).

Entenda a situação no Acre

Enchentes
Assim como outros estados do Norte, o Acre está passando pelo “Inverno Amazônico”, período que geralmente ocorre de dezembro a maio, com muita chuva e clima menos quente. Essas chuvas estão causando as enchentes de 2021, uma das situações mais graves da história do Acre. Até o fechamento desta edição, ao menos dez cidades tinham sofrido impactos: Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.

Covid-19
Há um aumento no número de casos da doença. Em 22 de fevereiro, o governo voltou a decretar para todas as cidades Nível de Emergência (ou Bandeira Vermelha), em que apenas alguns serviços essenciais podem funcionar, como hospitais, supermercados e bancos. Em 25 de fevereiro, os leitos de hospitais de referência da rede pública estavam com ocupação de 80,5%, enquanto nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) esse número era de 97,2%.

Dengue
Além da superlotação dos hospitais causada pela pandemia, o estado enfrenta um surto de dengue. Dados da Agência de Notícias do governo do Acre, divulgados em 16 de fevereiro, diziam que oito em cada dez atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, Rio Branco, são relacionados à doença.

Crise na fronteira
Por causa do fechamento das fronteiras, decretado para conter a pandemia do novo coronavírus, mais de 400 imigrantes estão acampados na divisa do Brasil com o Peru desde 13 de fevereiro. Os imigrantes pedem que a fronteira seja aberta para que possam atravessá-la e voltar para seu país de origem.

O que eu penso sobre…
“Aqui em casa nós sempre tomamos o cuidado de não deixar água parada para evitar a dengue. Porém, com a quantidade de chuvas que está tendo, é difícil controlar. Além disso, como estamos em Bandeira Vermelha, somente os serviços essenciais estão funcionando. Mas como não estão fiscalizando os comércios, as pessoas continuam se aglomerando e os casos, aumentando.” Lara Eliza C., 15 anos, de Rio Branco, Acre

Glossário
Desalojado: pessoa que precisa sair de casa por questões de segurança, como quando há risco de desmoronamento.
Desabrigado: alguém que teve a casa destruída e precisa de abrigo.

Fontes: Agência Brasil, Agência de Notícias do governo do Acre, Agência de Notícias do governo de Minas Gerais, CNN Brasil, O Estado de S. Paulo, Folha Vitória, Gazeta do Povo, G1 e Portal Amazônia.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido