interna_Dia da proclamacao da republica
Arte: Milena Branco

Em 15 de novembro, o Brasil comemora a data em que foi proclamada a República. Neste dia, em 1889, o país deixou de ser uma monarquia, com a existência de um imperador, e passou a ter um presidente. O Joca conversou com a historiadora Gabriela Trevisan sobre o assunto, para entender um pouco mais sobre o Brasil antes e depois da proclamação da República.

Como era o Brasil antes de 1889?
No Brasil dos anos 1800 existia a escravidão. Porém, começou a ter um grande movimento abolicionista [pela abolição, ou seja, fim da escravidão], especialmente a partir da metade do século. Também houve a Guerra do Paraguai, que acabou em 1870. O Brasil perdeu muitas pessoas [no conflito], e isso deixou muita gente descontente com o governo. Um último ponto que é importante falar é que ainda havia o império, estávamos com o governo de D. Pedro II desde 1840. Havia o poder moderador, em que ele passava por cima dos outros poderes, e isso gerou muitas críticas também.

Quais foram os fatores que levaram ao fim da monarquia e à proclamação da República?
São três fatores principais. O primeiro é o fim da escravidão; o segundo é o início da discussão política ao redor do mundo, de mudanças nas cidades, de modernização; e o terceiro, muito importante, é a Guerra do Paraguai, depois da qual o Exército deixou de apoiar D. Pedro II e começou a fazer oposição a ele.

Quais são as diferenças de atuação entre um imperador e um presidente?
Geralmente, um imperador ou um rei tem mais autoridade, e tudo fica centralizado nas mãos dele. Em uma República, o funcionamento é diferente, porque os poderes que vão funcionar no governo terão pesos mais parecidos e equilibrados. Executivo (presidente), Legislativo (que faz as leis, como deputados e senadores) e Judiciário (juízes) vão regular um ao outro, nenhum vai passar por cima do outro.

Quais foram as principais mudanças no Brasil após a proclamação da República?
Além de um sistema político diferente, a gente começa a ter um pouco mais de participação política popular. Mas muita coisa se manteve, pois somente os homens, brancos e da elite podiam votar [naquele momento – mulheres, por exemplo, passaram a ter direito ao voto no país em 1932]. Depois, começa a aumentar o percentual de pessoas que podiam participar. Há muitas mudanças econômicas também, porque o Brasil passa cada vez mais a se adequar ao capitalismo [sistema econômico em que predominam fatores como a propriedade privada – ou seja, casas, prédios e outros locais possuem donos – e a busca pelo lucro]. Mas a desigualdade social vai se manter, por exemplo.

Clique aqui para ver mais perguntas e respostas sobre a proclamação da República.

E conheça quatro revoltas que aconteceram antes do 15 de novembro de 1889 clicando aqui.

Fontes: Brasil Escola e Tribunal Superior Eleitoral.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido