Inconfidentes juram sobre a bandeira do movimento. Foto: Divulgação.
Obra “Proclamação da República”, de Benedito Calixto. Foto: Divulgação.

No dia 15 de novembro, o Brasil comemora a Proclamação da República. O feriado lembra o episódio que aconteceu em 15 de novembro de 1889, quando o país deixou de ser governado por monarcas e passou a ser uma república comandada por presidentes.

Naquele dia, o plano dos militares comandados pelo marechal Deodoro da Fonseca era derrubar o  primeiro-ministro Ouro Preto, que vinha causando problemas ao Exército. Até então, Deodoro não tinha como objetivo acabar com a monarquia no país. “Se mal com ela, pior sem ela”, escreveu em uma carta ao sobrinho.

À noite, porém, surgiu um boato de que o imperador Dom Pedro II escolheria Gaspar Silveira Martins, inimigo de Deodoro, para substituir Ouro Preto. Revoltado, o marechal reuniu-se com republicanos e militares e proclamou a República no Brasil.

Com isso, chegou ao fim o poder dos monarcas. Após a proclamação, o novo governo mandou uma carta para o imperador Dom Pedro II exigindo que ele e a família saíssem do Brasil.

Assim, Deodoro da Fonseca assumiu o comando e se tornou o primeiro presidente do Brasil.

Revoltas

Antes da Proclamação da República, diversos grupos se revoltaram contra as autoridades que governavam o país. Veja abaixo algumas delas:

– Inconfidência Mineira

Inconfidentes juram sobre a bandeira do movimento. Foto: Divulgação.

Quando? 1789

Onde? Minas Gerais

Por quê? Na época, o Brasil era uma colônia de Portugal e, por isso, era obrigado a pagar impostos para a Coroa Portuguesa, além de ter que seguir rígidas regras impostas pelo país europeu. Revoltados, proprietários de terra, intelectuais e militares passaram a exigir que os portugueses parassem de interferir em seu modo de vida. Eles queriam ser independentes de Portugal. Além disso, para alguns historiadores, os inconfidentes, como eram chamados, queriam que Minas Gerais se tornasse uma República, sem ligação com o restante do país.

O que aconteceu? Ao descobrir o plano, a Coroa Portuguesa enviou muitos inconfidentes para fora do país. Um dos inconfidentes, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi morto. Por isso, no dia 21 de abril, celebra-se o Dia de Tiradentes, feriado nacional.

– Cabanagem 

Representação da Cabanagem. Foto: Divulgação.

Quando? De 1835 a 1840

Onde? Província do Grão Pará (onde hoje ficam os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia)

Por quê? Eles se rebelaram contra as autoridades da época, já que estavam insatisfeitos com a situação econômica e social.

Por que recebeu esse nome? Os participantes eram, em parte, pessoas pobres que moravam em cabanas na beira dos rios. Por isso o nome “cabanagem”.

O que aconteceu? Os combatentes, que incluíam índios, negros e mestiços, mataram o líder político do Pará e governaram a capital Belém por um ano. No entanto, em 1840, após diversas lutas, o conflito chegou ao fim com a vitória do governo.

– Sabinada 

Representação da Sabinada. Foto: Divulgação.

Quando? De 1837 a 1838.

Onde? Salvador, Bahia.

Por quê? Rebeldes queriam transformar a Bahia em uma República, que duraria até Dom Pedro II chegar à maioridade (na época, o imperador era menor de idade e o país era comandado por um governo provisório).

Por que recebeu esse nome? A rebelião ganhou o nome de sabinada devido ao seu líder, que se chamava Francisco Sabino – daí o nome “sabinada”.

O que aconteceu? Os sabinos, como eram chamados, assumiram o controle de Salvador e anunciaram a criação da República Bahiense. O governo central, porém, enviou tropas para a região e colocou um fim no movimento.

– Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha 

Obra Carga de cavalaria Farroupilha, de Guilherme Litran.

Quando? 1835 – 1845.

Onde? Rio Grande do Sul.

Por quê? Há várias causas que teriam levado à Guerra dos Farrapos. Entre elas estão revolta contra o Império e desejo de transformar o Rio Grande do Sul em uma República, separada do restante do país. Os conflitos começaram quando parte da população se levantou contra as decisões de Fernando Braga, o líder político da região.

Por que recebeu esse nome? Há várias explicações. Alguns dizem que esse nome era uma referência às roupas usadas pelos rebeldes. As vestes eram velhas e esfarrapadas – daí o nome “farroupilha”. Outros dizem que “farroupilhos” era o nome dado a pessoas que participavam de um grupo político secreto.

O que aconteceu? Depois de 10 anos de guerra, as forças imperiais derrotaram os combatentes.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • South Hills Middle School

    5 anos atrás

    Eu quero ouvi coisas sobre o presidente do brasil!

  • Jornal Joca

    5 anos atrás

    Olá, tudo bem? Você gostaria que a gente falasse mais sobre a história das pessoas que já foram presidente do Brasil ou sobre o atual presidente do Brasil? Obrigado por escrever para a gente e pela sugestão :)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido