O Brasil registrou a maior média de mortes por covid-19 em fevereiro deste ano. Foram 1.582 mortes em 24 horas no dia 25, de acordo com o levantamento feito por veículos de imprensa com base nos dados das secretarias estaduais de saúde. Diante da piora da pandemia, governos de estados e municípios anunciaram medidas para restringir a circulação da população e tentar conter o vírus. Confira.

#pracegover: policial uniformizada entrega máscara para mulher em estação de metrô em cidade da Bahia. Foto: Paula Fróes_GOVBA

Acre: está na Bandeira Vermelha, que suspende atividades não essenciais, mas o comércio pode funcionar com 20% da capacidade.

Bahia: determinou toque de recolher das 20h às 5h na maioria das cidades e lockdown em 27 e 28 de fevereiro para todos os municípios. A capital, Salvador, fechou as praias.

Ceará: a população não pode circular entre 22h e 5h.

Distrito Federal: alguns setores, como escolas e restaurantes, tiveram atividades presenciais suspensas até 15 de março.

Mato Grosso do Sul: há toque de recolher das 22h às 5h nas cidades com maior risco de contágio e de 23h às 5h nos demais municípios.

Paraíba: circulação das pessoas restrita entre 22h e 5h, retorno às aulas suspenso e orlas das praias da capital, João Pessoa, fechadas. As medidas valem até 10 de março.

Paraná: adotou toque de recolher das 23h às 5h. Eventos com mais de 25 pessoas estão proibidos.

Piauí: tem toque de recolher entre 23h e 5h até 4 de março.

Rio Grande do Sul: as atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h até 7 de março. Em 28 de fevereiro, uma decisão judicial suspendeu aulas presenciais da rede pública e particular.

Santa Catarina: lockdown em 27 e 28 de fevereiro e no primeiro fim de semana de março.

São Paulo: restringiu a circulação de pessoas entre 23h e 5h até 14 de março.

Cidades
Toques de recolher foram impostos no ABC, região metropolitana de São Paulo que reúne as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. A circulação das pessoas também está restrita em determinados horários em Curitiba (PR), Dueré (TO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Maringá (PR) e Uberlândia (MG). Em Araraquara, no interior de São Paulo, onde 100% dos leitos hospitalares estão ocupados e uma nova variante do vírus circula, foi decretado lockdown até 27 de fevereiro. No entanto, o governo pede que a população fique em casa ao menos até 2 de março.

#pracegover: a foto mostra uma rua de Araraquara vazia. Foto: Prefeitura de Araraquara

Glossário
Lockdown:
medida que proíbe a circulação de pessoas durante o dia todo. Apenas serviços essenciais são permitidos.

Números da covid-19 no Brasil
Total de casos: 10.587.001*
Total de mortes: 255.720*
Pessoas vacinadas: 8.430.000**
Fontes: *Ministério da Saúde, em 1º de março | **Our World in Data, em 1º de março.

Fontes: Agência Brasil, Agência Brasília, CNN Brasil, G1, governo do Rio Grande do Sul, O Globo, O Tempo e UOL.

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 165 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Letizia Paz

    3 anos atrás

    Fico muito triste ao ver que as pessoas não estão respeitam o distanciamento social.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido