Os bonecões presentes nas festividades de São Luiz do Paraitinga
Bonecões no “Arraiá do Chi Pul Pul”
Ana Clara, 10 anos, na redação do Joca

O “Arraiá do Chi Pul Pul”, festa junina de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, é conhecido por seus bonecos gigantes, as danças do sabão e do caranguejo, e por oferecer prêmios malucos como bezerros, leitoas e até uma simples pena.

A editora-mirim da Edição 116 do Joca, Ana Clara Franklin, 10 anos, entrevistou o diretor de cultura do município, Benedito Filadelfo de Campos Netto, para saber mais sobre as curiosidades do evento que acontece em junho e atrai, em média,1.500 pessoas.

Maus espíritos
O nome do Arraiá imita os sons feitos pelos foguetes de vara, tradicionais em festividades religiosas do interior para “espantar os maus espíritos”.

Bonecões
Os bonecos gigantes são de Caçapava, uma cidade vizinha. Durante as festas juninas, eles desfilam pelas ruas de São Luiz até chegarem no Mercado Municipal, onde acontece o evento. Os bonecões, como são conhecidos, representam os personagens de uma quadrilha, como o casal de noivos e o padre. Eles são feitos de tecido e tinta, materiais leves que permitem que sejam carregados facilmente.

Roupa típica
A fita, presente principalmente no vestido das meninas, é a vestimenta mais característica da festa.

Pastel
Além dos quitutes tradicionais de festa junina, a comida típica é o pastel de farinha, feito de farinha de trigo e servido recheado.

As danças do Sabão e do Caranguejo
Como nas quadrilhas tradicionais, na Dança do Sabão, são formadas duas fileiras, uma de homens e uma de mulheres. O objetivo é passar para a outra fileira durante o refrão sem esbarrar em ninguém.
Já a do Caranguejo é dançada em uma roda, por onde homens e mulheres intercalados se movimentam até reencontrarem seu par.

Para ouvir
Além das típicas músicas de festa junina, o Arraiá do Chi Pul Pul traz canções criadas especialmente para o evento.  As novas composições surgem no Festival de Música Junina da cidade.

Maria Lívia cantando a composição ganhadora do Festival de Música Junina

Maria Lívia de Andrade Moradei, de 12 anos, participou do festival deste ano cantando uma música escrita pelo seu professor João Gaspar. A “Cantiga para um balão” ganhou o primeiro lugar. Ela e a banda ganharam, além de um prêmio de mil reais em dinheiro, um bezerro.
Isto porque os prêmios são relacionados à tradição caipira e pecuária da cidade de São Luiz do Paraitinga. O segundo lugar ganha uma leitoa; o terceiro, um pato; e, o quarto, um frango. Quem termina em quinto recebe um ovo e o último classificado ganha uma pena.

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (6)

  • Pedro Faraco

    2 anos atrás

    ADOREI SABER DISO

  • ciparullo

    3 anos atrás

    Eu adorei saber mais sobre a festa junina de outra cidade.

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    Nós gostamos dessa materia por que fala sobre festa junina Ingrid vitoria magaroti Maria eduarda coelho dos santos EMEF PROF MIGUEL ARNALDO TOSTA

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    OI,JOCA EU ANA CLARA BUENO PENTEADO. E MINHAS AMIGAS RAFAELA ,E HELOISA,LEMOS A REPORTAGEM,E QUERIAMOS , QUE TIVESE UM ARAIA.DESE NA NOSSA CIDADE

  • emef prof Miguel Arnaldo Tosta

    5 anos atrás

    NOS GOSTAMOS MUITO DA REPORTAGEM PORQUE NOS GOSTAMOS MUITO DE FESTAS JUNINAS.MATHEUS E RENATO. E.M.E.F PROF.MIGUEL ARNALDO TOSTA.

  • Jornal_Joca

    5 anos atrás

    .Legal, Matheus e Renato! Continuem lendo o Joca para conhecer as festas juninas dos cinco cantos do país.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido