Vinte e quatro de junho é Dia de São João, data que deu origem às festas “joaninas” nos países europeus, chamadas assim em homenagem a esse santo da Igreja Católica. Trazidas pelos portugueses ao Brasil no período colonial (1500-1815), as festividades passaram a homenagear outros santos do mês de junho, como São Pedro (dia 29) e Santo Antônio (dia 13), e foram rebatizadas de “juninas”.

Essas comemorações, contudo, começaram antes de a Igreja Católica existir. Na Europa, celebrações populares no campo eram comuns no dia 21 de junho, quando o Sol atinge o ponto mais próximo em relação à Terra, dando início à época mais quente do ano no hemisfério norte, o solstício de verão. O objetivo era celebrar o início das colheitas na região. Depois que o cristianismo surgiu, a festividade passou a fazer parte do calendário religioso.

No Brasil, o dia marca o solstício de inverno, quando o Sol está mais distante do nosso planeta, na altura do hemisfério sul. Junho é também a época da colheita do milho, um dos principais ingredientes dos pratos juninos. Os indígenas brasileiros, por exemplo, já celebravam esse marco para a agricultura muito antes da chegada dos portugueses, com danças, cantos e muita comida à base de milho.

Segundo evento mais festejado do país — perdendo apenas para o Carnaval — a festa junina no Brasil é repleta de danças, bandeirinhas, fogueiras, brincadeiras e comida típica. Saiba a origem dos elementos dessa tradição.

A dança mais comum das festas juninas é a quadrilha. Ela funciona assim: uma pessoa que comanda a quadrilha vai ditando os passos enquanto os dançarinos, em pares, fazem vários movimentos alegres.
Ela tem origem na França e em sua dança de salão do século 18 e chegou ao Brasil no século 19. Por isso, originalmente, os comandos são falados em uma adaptação do francês, como “changê” (quando os casais têm que mudar de par) e “balancê” (balançar o corpo). Entretanto, conforme a dança foi se popularizando no Brasil, ganhou instruções em português, como “olha a chuva”, “é mentira”, “olha a cobra”, “a ponte caiu” e “nova ponte”.
Outra tradição da quadrilha são os personagens. Enquanto dois dançarinos simulam que são os noivos, há também o padre, o pai da noiva, o juiz, o delegado e o sacristão (pessoa que cuida dos edifícios das igrejas católicas).
No Brasil, as comemorações também têm a presença de danças tradicionais como forró, carimbó, tambor de crioula e boi-bumbá.

Você sabia que as fogueiras originalmente são associadas à proteção e comemoração do solstício de verão no hemisfério norte? Por esse motivo, elas eram usadas na época em que as festas juninas não tinham influência religiosa.
Mais tarde, a Igreja Católica deu a elas novo significado. Segundo a tradição da religião, a mãe de São João Batista teria acendido uma fogueira para avisar a família que o filho tinha nascido.
Hoje, nas festas mais tradicionais, a fogueira tem o papel de unir amigos, vizinhos e familiares, chamados “compadres” (homens) e “comadres” (mulheres). Eles devem pular a fogueira de mãos dadas, em sentido cruzado, dizendo “São João dormiu, São Pedro acordô, vamo sê cumpadre que São João mandô”.
O formato das fogueiras varia de acordo com a celebração de cada santo: na festa de Santo Antônio, é quadrangular; na de São Pedro, triangular; e, na de São João, tem forma arredondada na base e de pirâmide no topo.

Bandeirinhas: Arte para especial sobre a origem de elementos da Festa Junina. Arte: Ana Beatriz Pádua.

As bandeiras coloridas que enfeitam as festas juninas nem sempre carregam sentido religioso. Elas surgiram como forma de, segundo a tradição católica, abençoar a festa e os festeiros. Isso porque possuíam a imagem de santos da religião e eram lavadas em uma água que serviria para proteção.
Mesmo as comemorações juninas que não são religiosas possuem costume até hoje de ter bandeiras penduradas, mantendo a ideia de proteger as pessoas que estão festejando.
Mas não é em todo lugar do mundo que se usam bandeirinhas na decoração de festas juninas. Em Portugal, por exemplo, o mais comum é enfeitar essas festas com fitas e lâmpadas coloridas.

Brincadeiras: Arte para especial sobre a origem de elementos da Festa Junina. Arte: Ana Beatriz Pádua.

O jogo mais tradicional é o pau de sebo, surgido em Portugal. Nele, os participantes tentam subir em um tronco liso que se torna ainda mais escorregadio ao receber gordura animal em toda a extensão. Quem consegue chegar ao topo e agarrar o prêmio em dinheiro fica com o presente.
Outras brincadeiras comuns para adultos e crianças têm ligação com o dia a dia no campo, como a pescaria, na qual peixes enterrados na areia são pescados em troca de prendas (pequenos prêmios como guloseimas e brinquedos).
Também há as corridas de saco (nela, os participantes, vestidos com sacos de batata, tentam alcançar a linha de chegada sem cair) e de ovo na colher (os participantes correm tentando equilibrar um ovo cozido com o talher).

Comidas típicas: Arte para especial sobre a origem de elementos da Festa Junina. Arte: Ana Beatriz Pádua.

Os pratos mais comuns levam alimentos indígenas e rurais, como milho, amendoim, mandioca e batata-doce. Colhido em junho, o milho é a base de maior parte do cardápio: pipoca, canjica, bolo de fubá e pamonha levam o ingrediente. Outros pratos tiveram influência da colonização portuguesa e há também os que foram sendo acrescentados, como churrasco, cachorro-quente e pastel.

Fontes: Nexo, Super, Fundaj, UOL, Governo do Brasil e EBC.

Leia outras reportagens do Joca sobre festas juninas:
Conheça a Festa de São João com a maior quadrilha do país
Os bonecões da Festa Junina de São Luiz do Paraitinga
Crianças com pernas de pau se divertem no Arrastão do Pavulagem

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (40)

  • 1 ano atrás

    Oi, nós somos o Pedro e Cauã do 4 ano B. Gostamos muito do jornal Joca, e foi muito legal conhecer mais sobre os 5 elementos juninos!

  • 1 ano atrás

    o jornal joca e muito legal (:

  • 1 ano atrás

    Oi! Aqui é Luísa e Maria Eduarda, temos 10 anos, e somos do 5 ano B da escola Etiene Sales Campelo. Gostamos muito do jornal. E gostamos de ler a reportagem sobre a festa junina. Alias, vai ter uma festa na nossa escola no dia 25, e estamos muito ansiosas!

  • 1 ano atrás

    Gostei muito do texto e amei as brincadeiras da Ana beatriz Pádua! Meu nome e Maryanne sou do 5ºB. Gosto muito de aprender coisas novas, amei o texto da festa Junina e amo comer na festa!

  • 1 ano atrás

    Oi! Eu sou o Enzo da escola Etiene Sales Campelo, da turma 4ºC. E foi legal ler sobre os 5 elementos da Festa Junina!

  • 1 ano atrás

    Oii, eu sou a Juliana do 4 ano c. Eu gostei do jornal Joca e foi bom aprender sobre os 5 elementos da festa junina. Achei muito legal!

  • 1 ano atrás

    Oi! Eu sou a Isabelle da escola Etiene Sales Campelos, sou da turma 4º C. Gostei muito da reportagem! Achei ela muito legal e informativa, adorei aprender sobre os 5 elementos da festa junina.

  • 1 ano atrás

    Eu amei a prender sobre a festa junina, espero aprender mais sobre esse conteúdo. Eu sou Julie, estudo na escola Etiene Sales Campelo no 4ºc.

  • 1 ano atrás

    Oi! Eu sou o Otavio da escola Etiene Sales Campelo da turma 5ºA. Foi muito legal aprender sobre os 5 elementos da Festa Junina!

  • 1 ano atrás

    Eu gosto muito de festas, principalmente a festa junina porque ela tem várias comidas e brincadeiras, eu faço aniversário no dia de São João. Meu nome e Carlos Eduardo da silva e estudo na EMEIEF Etiene Sales Campelo, e eu gosto muito do das reportagens que eu leio todos os dias.

  • 1 ano atrás

    Oiê! Eu sou a Sophia Frizzo estudo na escola Etiene Sales Campelo, sou do 5ºA. Eu sempre gostei de festa junina é uma das minhas festas favoritas, adoro a dança, a comida e as brincadeiras! E essa reportagem é muito interessante, e adorei as descobertas!

  • 1 ano atrás

    MEU NOME É VINICIUS TENHO 11 ANOS EU ACHEI MUITO LEGAL ESSA BRICADEIRA CHAMADA ``PAU DE SEBO´´ E EU GOSTO MUITO DO SEU JORNAL.

  • 1 ano atrás

    Oii! Eu sou a Adrielly do 5a e estudo no Etiene . Achei muito interessante a reportagem e tinham várias informações bem legais, adorei!

  • mcecilia

    1 ano atrás

    OII eu amo as reportagens eu estudo no santo ivo e leio todas as reportagens

  • alethea risoleo

    1 ano atrás

    A festa junina é um jeito de mostrar energia positiva do brasil ha outras cdbhgwfhjegshzfcjbhdgcfxdtfcvgjbhnhbgvfcdxsrtcvybuhgvfcdxsdcfvgbhgvfcdxcfvgbhbgvfcdxszxdcfvgbnhbgvyctfrexcvbhbyvtcr

  • salmachaim

    2 anos atrás

    e tenho 8 anos e estudo na escola parque

  • salmachaim

    2 anos atrás

    Eu amei as reportagens! mais a das brincadeiras e da comida eu amei! e gente, vcs podem ir ver o meu jornal pfv?

  • Gustavo Christofer

    2 anos atrás

    Estou aqui pela minha professora e tenho 9 anos

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    MEU NOME É ENZO, TENHO 10 ANOS E GOSTEI MUITO DE SABER DAS FALAS DE TRADIÇÃO DA FOGUEIRA.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    OLÁ JOCA, SOU A ISABELA EMANUELLE, TENHO 10 ANOS E ACHEI MUITO INTERESSANTE SABER DE TANTAS COMIDAS QUE USA O MILHO COMO INGREDIENTE.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    MEU NOME É MARIA ISABEL, TENHO 10 ANOS E GOSTEI DAS BRINCADEIRAS DA FESTA JUNINA. MINHA AVÓ SEMPRE ME CONTA SOBRE ESSE TAL DE "PAU DE SEBO" SÓ QUE EU NUNCA VI.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    OI JOCA, MEU NOME É MATHEUS TENHO 10 ANOS E EU GOSTEI MUITO DE SABER SOBRE O FORMATO DAS FOGUEIRAS.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    OLÁ, MEU NOME É GABRIELA F. TENHO 10 ANOS ADOREI AS FALAS PARA PULAR A FOGUEIRA E FORTALECER AMIZADES ENTRE COMPADRES E COMADRES.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    MEU NOME É LORENA E TENHO 9 ANOS. ACHEI MUITO LEGAL A REPORTAGEM DO JOCA SOBRE A FESTA JUNINA E GOSTEI MUITO DAS DELÍCIAS FEITAS COM MILHO. EU NÃO SABIA QUE MUITAS COMIDAS SÃO FEITAS COM O MILHO.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    MEU NOME É MARIA EDUARDA, TENHO 9 ANOS E GOSTEI MUITO DE APRENDER SOBRE A FOGUEIRA E TAMBÉM SOBRE A DECORAÇÃO DESSA FESTA QUE EU AMO.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    OI JOCA, MEU NOME É DAVI SÁ, EU TENHO 9 ANOS E ADOREI AS APRENDIZAGENS DE HOJE COM ESSA MATÉRIA. EU NÃO SABIA QUE A FESTA JUNINA É DECORADA COM FITAS E LÂMPADAS EM OUTROS PAÍSES.

  • TELMA LIBERTI

    2 anos atrás

    OLÁ JOCA, MEU NOME É DAVI RODRIGUES, 9 ANOS. GOSTEI MUITO DA REPORTAGEM E DE APRENDER SOBRE O FORMATO DAS FOGUEIRAS.

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    HOJE OS ALUNOS DOS 3ºS ANOS FICARAM MUITO BEM INFORMADOS COM O CUMPADRI JOCA, É CLARO! ADORARAM SABER SOBRE AS BANDEIRINHAS, FOGUEIRA E AS DELÍCIAS DA FESTANÇA. VALEU NHÔ JOCA, A BARRACA MAIS BEM INFORMADA DA FESTA JUNINA...UMA BARRACA DE APRENDIZAGENS!

  • Jornal Joca

    2 anos atrás

    Que legal! Adoramos saber que eles estão aprendendo aqui no site. Até a próxima!

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    MEU NOME É PAULO HENRIQUE, ADOREI A MATÉRIA E A PARTE QUE EU MAIS GOSTEI FOI A DAS COMIDAS DA FESTA.

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    EU O SOU O LUAN, AMO COMER E GOSTEI DA PARTE DAS COMIDAS DA FESTA JUNINA.

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    OI JOCA, MEU NOME É MARIANA, ACHEI A REPORTAGEM BEM LEGAL E EU NUNCA BRINQUEI DE CORRIDA DO SACO. VOU TENTAR!

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    MEU NOME É NÍCOLAS, E EU ACHEI A REPORTAGEM MUITO LEGAL. NÃO CONHECIA A BRINCADEIRA DO PAU DE SEBO, GOSTEI!

  • telma_liberti@hotmail.com

    2 anos atrás

    EITA QUE A FESTANÇA COM O NHÔ JOCA ESTÁ GARANTIDA SÔ! OS ALUNOS DOS 1ºS ANOS AMARAM AS APRENDIZAGENS SOBRE A FOGUEIRA, MAS O QUE MAIS GOSTARAM FOI DAS BRINCADEIRAS JUNINAS E DAS COMIDA....DELÍCIA DE REPORTAGEM JUNINA! #SOMOSTODOSJOCA

  • 2 anos atrás

    A turminha dos 1ºs anos da EME Laerte do período da manhã amaram conhecer mais sobre a dança junina.

  • Laura Caropreso

    2 anos atrás

    Muito legal!!!

  • Guilherme Ribas

    2 anos atrás

    não é a minha festa preferida mai amei o texto

  • ciparullo

    3 anos atrás

    O que mais gosto na festa junina são as brincadeiras, ondem ganhamos muitas prendas, e a comida favorita é o Pastel - Laís Missura Ciparullo 7 anos

  • Rodrigo Barros

    2 anos atrás

    Eu também

  • EMEF Prof. Laerte José dos Santos

    4 anos atrás

    Viva São João e viva o Joca, nosso compadre mico leão mais do que bom em informação.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido