O concurso de quadrilhas juninas de Dourados, que já chegou a ter 29 escolas concorrentes.

por Mariana Labbate

Os alunos da quadrilha da professora Ester, que ganhou o concurso pela sexta vez. Foto: Aparecido Frota

A festa junina de Dourados, no Mato Grosso do Sul, é a maior da região sul do estado. Ela conta com um parque de diversões para as crianças, cantores regionais e um campeonato de quadrilhas, que tem até uma escola hexacampeã.

Cerca de 80 mil pessoas passaram pelo festejo que chegou à sua 41ª edição entre os dias 22 e 24 de junho.

O concurso de quadrilhas e sua grande vencedora

O nono ano da escola municipal Lóide Bonfim Andrade ganhou o concurso de quadrilhas neste ano pela sexta vez, se tornando hexacampeã. Os alunos Isadora R., 14 anos, e Gabriel C., 15 anos, contaram como foi dançar com a quadrilha vencedora.

“Eu já dancei algumas vezes na quadrilha da Ester, mas foi a primeira vez que eu dancei na praça e foi ótimo. A melhor parte foi ser hexacampeão”, disse Gabriel sobre a competição desse ano.

Isadora também falou um pouco sobre a sua primeira vez participando da festa. “É uma experiência muito legal concorrer com um monte de pessoas assistindo a gente e aplaudindo. Também é uma pressão muito grande porque todo mundo que participa quer ganhar. Mas a gente ganhou e ficou como hexacampeão. Foi muito legal e eu amei muito participar.”

Ela também contou sobre as roupas das quadrilhas, que são feitas pelos próprios participantes para que todos fiquem iguais: “Nós confeccionamos os vestidos, compramos adereços… tudinho”.

A organizadora da quadrilha, a professora Ester D., explicou um pouco sobre o concurso. Ele possui várias categorias,  por exemplo: escolas, entidades da prefeitura e idosos. As escolas também se subdividem em pré-escola, Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

A pontuação das quadrilhas atende a vários quesitos: roupas, cantador, harmonia e os passos tradicionais, como o túnel, por exemplo. Ester gosta de inovar nos passos, mas por causa desse último critério, ela não pode fugir muito do tradicional.

Os ensaios começam alguns meses antes da festa. O concurso já chegou a ter 29 grupos de quadrilhas de escola competindo entre si.

Gabriel e Isadora, que estão no nono ano, contaram como foi participar do hexacampeonato da quadrilha.

As tradições de Dourados

A festa junina de Dourados também possui outras atrações além da competição de quadrilhas, como o parque de diversões. Além das brincadeiras típicas juninas, o lugar oferece outras atividades como a patinação no gelo.

As comidas são as tradicionais desse tipo de festa, caso da pamonha e da paçoca. Mas um prato é especial: a sopa paraguaia, uma influência do país com o qual o estado faz fronteira. Apesar do nome, a especiaria é um tipo de bolo de milho salgado e que pode ser recheado com tomate seco e orégano, por exemplo.

Leia outras reportagens do nosso especial sobre festas juninas
Crianças com pernas de pau se divertem no Arrastão do Pavulagem
Conheça a Festa de São João com a maior quadrilha do país
Os bonecões da Festa Junina de São Luiz do Paraitinga

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (0)

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido