A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou, no dia 9 de julho, uma nota afirmando que o novo coronavírus também pode ser transmitido por partículas microscópicas que ficam suspensas no ar, liberadas quando uma pessoa fala, por exemplo. Até então, o órgão dizia que a única forma de contaminação era por gotículas liberadas em momentos como tosse e espirro.

O Joca conversou com Ivan Cese Marchetti, infectologista do Fleury Medicina e Saúde, para esclarecer dúvidas. Confira.

Como uma pessoa pode ser contaminada por partículas microscópicas suspensas no ar?
As partículas respiratórias microscópicas podem contaminar uma pessoa ao ser inaladas ao respirar. No entanto, essa não é a principal forma de transmissão do novo coronavírus. As partículas respiratórias maiores são a principal maneira de contaminação. A partir delas, o vírus é liberado pela pessoa infectada ao falar, tossir e respirar. Se essa pessoa estiver sem máscara, poderá contaminar alguém próximo.

Ambientes cheios e pouco ventilados aumentam as chances de contaminação pelas partículas microscópicas?
Essas partículas microscópicas ficam suspensas em ambientes fechados, com pouca circulação de ar, o que favorece a persistência dessas partículas, aumentando a chance de contaminação. Por ser uma partícula pequena e leve, ela acaba sendo dispersa facilmente em ambientes com boa circulação de ar, o que evita a contaminação.

Devemos nos preocupar com as partículas suspensas no ar?
Apesar de ser uma fonte de contaminação, elas raramente contaminam, mas precisam ser levadas em consideração. O anúncio da OMS fortalece a necessidade de manter ambientes com muitas pessoas bem ventilados. Além disso, as medidas mais relevantes de proteção permanecem sendo usar máscara ao sair de casa, higienizar constantemente as mãos, evitar levar as mãos ao rosto e, se possível, fazer isolamento social.

Formas de transmissão do novo coronavírus

  • Ao ter contato, por exemplo, com gotículas respiratórias, liberadas quando uma pessoa contaminada tosse, espirra, fala ou canta.
  • Ao ter contato com um objeto ou uma superfície contaminada.
  • Ao ter contato com partículas microscópicas suspensas no ar.
Rio-de-janeiro-pandemia-edicao-153
Pessoas no Mirante do Leblon, no Rio de Janeiro, em 26 de julho, em meio à pandemia de covid-19 | #pracegover: a imagem mostra pessoas em frente ao mar, algumas de bicicleta e sem máscara de proteção facial. Foto: Andre Coelho/Getty Images

Esta matéria foi originalmente publicada na edição 153 do jornal Joca.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Matérias do Joca sobre o novo coronavírus – Jornal Joca

    2 anos atrás

    […] OMS divulga relação entre novo coronavírus e partículas suspensas no ar […]

  • NATHAN DUTRA

    3 anos atrás

    PARA NOS PROTEGER PRECISAMOS USAR MÁSCARA,ÁLCOOL EM GEL E NOS MANTER DISTANCIADOS DAS PESSOAS E AGLOMERAÇÕES.

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido