home_retro_Magia-CERTA

Notícias marcantes

O ano de 2020 foi intensamente marcado pela pandemia do novo coronavírus – e isso foi notícia em todas as 21 edições do Joca ao longo do ano, além de gerar muitas reportagens em nosso site. Mas outros temas também chamaram a atenção. Clique aqui ou na imagem abaixo para conferir nossa retrospectiva do que foi notícia, mês a mês, nas edições e no site do Joca.


O Joca em números

Em 2020…

• Publicamos 21 edições (três a mais do que fazemos normalmente, como forma de ajudar nossos leitores, além de pais e escolas assinantes, diante da pandemia de covid-19).

• Foram 336.300 exemplares de edições do Joca impressos ao longo de 2020.

• Entre 1º de janeiro e 15 de dezembro de 2020, o site do Joca teve um crescimento de mais de 120% em acessos em relação ao mesmo período de 2019 (dados do Google Analytics).

• O TV Joca, nosso canal no YouTube, teve 5.200 horas de conteúdos assistidos.

• Fizemos 65 horas de formação on-line com educadores para auxiliá-los no uso do Joca em aulas.

• Estivemos presentes em escolas de 24 redes públicas do país.

• Nas redes públicas, mais de 1,2 milhão de estudantes, de mais de 11.400 escolas, foram impactados pelo Joca.

• Nas redes públicas de ensino, conteúdos digitais do Joca tiveram mais de 5 milhões de acessos mensais.

• Em escolas particulares, o Joca chegou a 33 mil assinantes.

• Foram 90 encontros virtuais com alunos de todo o Brasil para uma conversa sobre o Joca e o mundo do jornalismo. Um total de 2.700 crianças e adolescentes participaram desses momentos on-line.

2.840 educadores realizaram o nosso curso “O jornal na escola”, em formato ensino a distância (EAD).

• Fizemos 290 encontros virtuais com professores (entre reuniões e videoconferências), com um total de 5.800 pessoas contatadas em todo o Brasil.


Campanhas do Joca

Minha opinião no Joca | Convidamos os leitores do jornal a criar resenhas, em formato de vídeo, indicando livros, séries ou filmes para outras crianças e adolescentes. Confira o resultado clicando aqui ou na imagem abaixo.

Apresentador por um dia | Para aqueles jovens que sonham em ter uma experiência como jornalista, o convite foi para se tornar “apresentador por um dia”, a partir da apresentação de uma notícia publicada no Joca. Clique aqui ou na imagem abaixo para ver o resultado.

Desenhos sobre o novo coronavírus | O Joca foi convidado para fazer parte de uma ação mundial e chamar seus leitores para criar desenhos que representassem os momentos que vivemos durante a pandemia de covid-19. Recebemos 188 produções dos nossos leitores. Clique aqui ou na imagem abaixo para ver todas elas!

desenhos-coronavirus_12

Desafio da tirinha | Laurent Cardon, criador das tirinhas com a mascote do Joca, fez o convite: era a vez de os leitores do jornal inventarem a própria história para o nosso mico-leão-dourado. Conheça ou reveja as criações que recebemos: clique aqui ou na imagem abaixo.

interna-desafio-tirinha-resultado

Projetos especiais

E aí, prefeitura? Os jovens e o Joca por uma São Paulo melhor nas eleições 2020 | Durante boa parte do ano, o Joca convidou escolas do município de São Paulo para debater com seus estudantes ideias para uma cidade melhor. O material enviado pelos colégios, por meio do site da iniciativa, está sendo reunido para gerar um documento a ser entregue para o prefeito eleito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), em 2021.

Manual Joca das Eleições 2020: o segundo volume do manual, compartilhado gratuitamente em formato on-line, foi lançado, no início de 2020, para apoiar os estudantes na conscientização sobre a importância das eleições e no entendimento do que fazem os ocupantes de cargos políticos que foram eleitos neste ano – prefeitos e vereadores.

Educação Midiática Para Crianças e Jovens: sequência de aulas e jogos prontos para aplicar, em um material digital e gratuito desenvolvido pela equipe do Joca. Este material tem o objetivo de informar e propiciar reflexões e debates entre estudantes, para viabilizar sua participação consciente, crítica e responsável no ambiente midiático impresso e digital. Para isso, está estruturado em três níveis de complexidade, em quatro diferentes eixos: jornalismo e informação, mídias sociais, publicidade e produção de mídia.


Livro

Uma Jornada com Propósito – Como Minha Paixão Pelo Jornalismo Infantojuvenil Impacta o Presente (e o Futuro) da Juventude Brasileira: lançado em novembro, o livro conta a trajetória de Stéphanie Habrich, fundadora e diretora executiva do Joca, e a história do jornal, que, em 2021, completa 10 anos de existência!


Vídeos, lives e webinars

Conforme a pandemia e a quarentena foram avançando, a equipe do Joca se reinventou para estar mais perto dos leitores, seus pais e educadores, apesar do distanciamento social. Foi assim que:

• Fizemos 27 lives para leitores no TV Joca, nosso canal no YouTube. Relembre a última a seguir:

Live do Joca para leitores no dia 11 de dezembro

• Seguimos fazendo vídeos com dicas para os educadores que usam o Joca a cada nova edição do jornal. Foram 42 deles em 2020. Veja os da edição 162 abaixo:

Mônica Gouvêa, diretora educacional, e Carol Cristianini, editora-chefe, falam sobre a edição 162 do Joca

TV Joca | Temporada #2 chegou em 2020 com dois novos episódios, como este sobre carros voadores:

• Lançamos a playlist Joquices no TV Joca para tirar dúvidas dos leitores e falar sobre temas variados. Foram sete vídeos de Joquices ao longo de 2020, relembre um deles:

Felipe Sali, editor de conteúdo, tira dúvidas de estudantes que leem o Joca

• Lançamos a coluna “Ler o mundo com o Joca”, em que Bruna Cardoso grava vídeos para dar dicas aos pais de leitores do jornal sobre como lidar com as notícias. Assista a um dos vídeos:

“Ler o Mundo com o Joca” da edição 162 do jornal

• Foram oito webinars ao longo do ano, a maioria focada em temas de interesse dos professores e pais de leitores do Joca. Mas também houve conversas diretamente com os jovens, como esta para tirar dúvidas sobre a covid-19:

O espaço foi aberto, em 2 de abril de 2020, para crianças e adolescentes fazerem perguntas a dois especialistas

Podcasts

Revisteen, uma parceria entre o Joca e a rádio CBN: estreou em fevereiro de 2020, com episódios todas as sextas-feiras para trazer os assuntos da atualidade em uma nova mídia para jovens e crianças.

Papo Joca – Uma conversa (sobre tudo o que a gente adora!) entre quem faz o jornal: a primeira temporada estreou em julho de 2020. Foram 11 episódios até dezembro, falando sobre temas que os leitores do Joca curtem e a equipe que faz o jornal também adora!

Saiu no Joca, Prô!: nosso podcast para professores seguiu sendo produzido ao longo de 2020, sempre a cada nova edição do jornal.


Eventos

Seminário de jornalismo e educação | Nos dias 1º e 2 de setembro, o evento on-line teve quatro mesas temáticas para debater sobre educação midiática, roda de leitura a distância, mídias sociais no processo de aprendizagem, produção de mídia na escola e como avaliar essa produção a distância. Relembre a conversa sobre mídias sociais:

2º Prêmio Professor Transformador | Neste ano, teve foco nas práticas realizadas a distância. Clique aqui para conhecer os vencedores.

Troca de boas práticas com o Joca | Educadores vencedores do 2º Prêmio Professor Transformador apresentaram suas sequências de aulas e projetos didáticos realizados com o jornal Joca de forma remota.

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (1)

  • Roberto

    3 anos atrás

    Este es el mejor jurnal del mundo

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido