Chegou a primeira sexta-feira de março, dia de Conto de Carlotas aqui no site do Joca. Desta vez, você vai conhecer Eloá, especialista em contar histórias.

 

Por Camila Locks

Eloá veio para Carlotas com uma mala cheia de livros e histórias para contar. O lugar que ela deixou para trás estava em um momento difícil, havia muita violência e discurso de ódio, que é quando uma pessoa usa palavras com raiva e sabe que elas machucam outras pessoas. Por essas e outras que Eloá, com seu jeito doce de falar, não queria mais viver ali e se mudou para cá. Aqui em Carlotas estão todos felizes com a chegada dela.

Ela tem foco. Tudo que começa ela termina e nada, na-da, faz com que ela desista da sua vocação, que um dia me explicou como: “Compartilhar conhecimento, histórias e informação”. Que lindo é ver alguém com um objetivo de vida. Quando a Eloá conta seus casos, é como se ela os estivesse vivendo em um sonho. Eloquente e engraçada, é impossível tirar os olhos.

Nunca falta público para as histórias dela. Quando ela começa a falar, os olhos dos ouvintes brilham. Adultos, jovens e crianças sentam à sua volta para ouvi-la com atenção. Às vezes, ela conta sobre seu passado, sobre conflitos da atualidade. Em outros momentos, ela nos leva para mergulhar nas histórias mitológicas. Ela entende de economia e borda como ninguém.

Eloá está aqui há tanto tempo, mas ainda é uma das mais jovens, dizem que é porque ela sempre está aprendendo alguma coisa nova e compartilhando essa experiência. Quando não a encontramos contando histórias, é porque ela está com as crianças brincando de boneca ou jogando, criando uma nova história.

Para ela não existe idade, pois Eloá acredita que todos oscilamos em todas as idades durante um dia inteiro. Ela pode brincar com uma criança, cuidar da família, ler o jornal e ainda bordar, tudo no mesmo dia. Quase me esqueci de comentar: ela é uma grande carnavalesca. Até hoje, quando chega o Carnaval, ela entra na avenida para o seu samba-enredo – sim, ela cria samba-enredo e me diz que “é para a escola de samba que mora no coração dela”.

Precisando de alguma dica, site de conteúdo, ouvir uma boa história ou indicação de livro? Procure pela Eloá ou espere para vê-la entrando na avenida no próximo Carnaval.

Para conhecer outros personagens que ilustram diálogos importantes, visite carlotas.org.

Clique na imagem abaixo para imprimir.

home_carlotas_marco_2020

Ixi! Você bateu no paywall!

Ainda não é assinante? Assine agora e tenha acesso ilimitado ao conteúdo do Joca.

Assinante? Faça Login

Voltar para a home

Ou faça sua assinatura e tenha acesso a todo o conteúdo do Joca

Assine

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • Adriana

    4 anos atrás

    gostei

  • Thais Prata da Silva

    3 anos atrás

    tmj

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido