Kurdish men and women dance along to customary music during the Newroz, New Year, celebration in Saidka, Iraq. Soldiers from the 25th Inf. Div. take part in the celebration and "pinky dance" with the locals from the area.

O povo curdo que mora na Síria, proclamou a república em uma região no norte do país que é controlada por eles.

“A região de Rojava [Curdistão sírio], no norte da Síria, agora é independente”, anunciou Sihanouk Dibo, do grupo político curdo sírio, o Partido da União Democrática (PYD), depois de uma reunião de dois dias no nordeste do território sírio.

Curdos da Síria anunciam criação de uma república no norte do país. Foto: Kurdish Struggle/ FlickrCommons

A Síria é um dos quatro países onde os curdos estão instalados. Além da Síria, os curdos estão na Turquia, no Irã e no Iraque.

Em lilás, a área dos curdos

O ministério das Relações Exteriores disse que o anúncio não tem valor legal, ou seja, não é apoiado nem aprovado pela Síria, pois não leva em conta a vontade de todo o povo sírio em todas sua área.

Presidente Sirio na bandeira do país

O presidente sírio Bashar al-Assad também rejeitou a ideia de ter uma região separada para os curdos da Síria no norte do país.

Os Estados Unidos também não reconhecem a criação dessa região curda.

 

Enquete

Sobre qual assunto você gosta mais de ler no portal do Joca?

Comentários (2)

  • leticia bittencourt de vasconcelos

    8 anos atrás

    oi gente tudo bem eu acabei de entrar no jornal joca

  • Joca

    8 anos atrás

    Oi Leticia, tudo bem? Soubemos que vc está com febre....que pena...tem que descansar e tomar muitos líquidos! Vc não está recebendo as respostas do Jornal Joca? Toda mensagem que vc manda, nos respondemos aqui no portal. Um beijo, equipe Joca

Compartilhar por email

error: Contéudo Protegido